sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pelas barbas de Sócrates!



Ainda faltam 28...

Desde a infância, quando li a coleção de Monteiro Lobato, simpatizei-me com Sócrates, o filósofo condenado a beber cicuta, pois o método socrático de investigação agradou-me tanto quanto a humildade do grande pensador que proferiu a famosa frase: “Só sei que nada sei”. Sócrates foi muito lembrado ontem. E como a moda é compartilhar pensamentos, eis aqui alguns dos que passaram pela minha cabeça ontem, lembrando, porém, que sou um tanto “fora do cabo”:

Logo cedo vi no jornal uma foto do Obama perdoando dois perus, afinal, era Dia de Ação de Graças, e pensei: “O pessoal passa o ano afogando o ganso, mas no final quem paga o pato é o peru”. Aí, saí para visitar um cliente e o rádio do carro informava: “Ação do GAECO na cidade” – achei que o locutor se enganara e quisera ter dito: “ação de graças na cidade”. Mas o locutor estava certo, era ação do GAECO mesmo.

Segui ouvindo o noticiário e logo o lado emocional do cérebro trabalhava junto com o racional para tentar entender e curtir tudo. O locutor informou que 12 mandados de prisão haviam sido expedidos, e meu cérebro, combinando razão e emoção, lembrou-se das Mil e Uma Noites e deduziu: “faltam 28” – afinal, Ali Babá tratava com 40.

Na hora do almoço, assistindo o noticiário pela TV, lembrei-me de Inezita Barroso e da “Moda da Pinga”, canção que terminava com a frase: “Eu fui embora de braço dado....mas de braço dado com dois sordado, oilá!” Este meu cérebro é muito doido! Imaginem que, logo depois de Inezita Barroso, foi Sócrates quem me veio à mente, pois o nosso prefeito declarou que não sabia de nada! Sim, se Sócrates, um grande filósofo, declarou: “Só sei que nada sei”, se Lulla também disse, no mensalão, que nada sabia, e se Hélio Santos, ex-prefeito de Campinas, também não sabia de nada, por que é que o Sílvio, que não anda com Santos, deveria saber de alguma coisa? Aliás, o próprio Sílvio Santos diz que não sabia o que se passava em seu banco.

Mas também me lembrei de Sócrates por conta das barbas dele e de sábias recomendações. Analisemos: recentemente um sujeito que foi acusado e condenado em primeira instância por fraudar combustíveis contratou ninguém menos do que o ex-presidente da OAB, Dr. Battochio, e foi inocentado em segunda instância. E alguns diziam que Battochio fora chamado ontem por aqui. Ademais, Maluf continua como procurado na página da Interpol, mas por aqui é uma “Excelência”. Portanto, acho melhor seguirmos Sócrates e dizermos: “Só sei que nada sei”, colocando as barbas de molho, pois pagamos promotores que não conseguem condenações e votamos em administradores que nunca sabem de nada, mas tem dinheiro para pagar caríssimos advogados.

No final do dia, fui dar uma espiadinha na bolsa da minha mulher... vai que tem alguns milhões lá e eu não estou sabendo de nada.

Fonte: Blog Jornalistas.br (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário