sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Meandros da Política 9 – Não percamos nossa Oportunidade de Desenvolvimento!




Apagão de Mão de Obras no Brasil
 
O Brasil vem crescendo praticamente desde 2004. Em 2009, tivemos um crescimento praticamente nulo, mas considerando a crise mundial, podemos dizer que foi um crescimento. E com os anos de estagnação econômica desde a década de 80, não houve um bom preparo na questão da educação e qualificação.
 
Falta gente qualificada no Brasil
 
Passamos anos convivendo com crescimento pífio da oferta de vagas de trabalho e com níveis de desemprego que alcançava quase 20% da mão de obra economicamente ativa. Com isso, houve pouco desenvolvimento prático em atividades operacionais e também pouco investimento público e privado na qualificação profissional. Havendo poucas vagas, os poucos que buscavam qualificação destacavam-se e conseguiam as poucas vagas disponíveis.
 
Mas as oportunidades de trabalho começaram a aparecer!
 
Com o  avanço econômico, as empresas começaram a vir, mas está faltando gente qualificada. Há áreas que estamos muito carentes de profissionais, como tecnologia da informação, petróleo e gás, construção civil entre outras. E a formação prática e teórica, ou seja, educação e experiência não se criam da noite para o dia.
 
O Brasil está tentando desesperadamente por o atraso em dia.
 
Estamos numa corrida com 2 voltas atrás, e o Poder Público está investindo em Educação, mas não há recursos sobrando! Várias entidades de classe, patronais e sindicais, bem como estabelecimentos educacionais e ONG’s estão investindo na qualificação de todos. E a busca pelas vagas é grande também. 
 
 Mas há vagas que não são preenchidas.
 
Quase 50% das vagas ficam vazias nas universidades.
Segundo reportagem da Revista Exame, mais de 50% das vagas oferecidas pelas faculdades em 2010, não foram preenchidas. Também nas universidades públicas, mais de 36 mil vagas não foram preenchidas. Só no estado de São Paulo, mais de 1,6 milhão de vagas ficaram vazias. Como que por um lado, há procura e por outro, há sobra de vagas?
 
São várias as causas.
 
Em interessante estudo de 2004 realizado pela Fundação Konrad Adenauer, há vários problemas na expansão do ensino superior do Brasil, onde pode ser interessante destacar:
  • Vagas não acompanham demanda do mercado de trabalho: muitas vagas são oferecidas conforme a moda e não a demanda do mercado de trabalho;
  • Ampliação de vagas com mensalidades baratas, em detrimento das vagas de cursos caros: os cursos de humanas, como administração, contabilidade e direito aumentam, pois há menor necessidade de investimentos em laboratórios e estruturas complexas em detrimento de cursos tecnológicos e biológicos que demandam grandes investimentos para poderem funcionar;
  • Disponibilidade de vagas concentradas em apenas algumas regiões: por questão econômica, as vagas estão concentradas nos grandes centros de economia consolidada e com o avanço econômico de novas regiões, nem sempre onde a economia está crescendo há disponibilidade de pessoal qualificado, como por exemplo as regiões de Suape em Pernambuco e o Oeste Baiano. O número de profissionais estrangeiros que estão vindo para o Brasil na busca de oportunidade está crescendo, afinal não temos profissionais qualificados para muitas áreas críticas.
 
Falta Planejamento Estratégico de nação.
 
O Brasil, depois de anos de estagnação, pouco se planejou para seu desenvolvimento sustentável. Portanto, agora estamos vivenciando uma política de enxugar gelo, onde o investimento vem depois de muito grito e perdas de oportunidade. Cabe a todos nós, enquanto sociedade, identificarmos quais são as nossas vantagens competitivas sustentáveis e com isso, investirmos pesadamente na educação e qualificação de nossa população.
 
2012 está aí
 
Em Limeira, precisamos começar a identificar quais serão nossas vantagens competitivas sustentáveis. Enquanto sociedade, estamos pensando nisso? A Prefeitura de Limeira está pensando nisso e criando mecanismos de qualificação para a população?
Com a palavra, os eleitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário