terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dois pontos de Vistas sobre a mesma questão.

Abaixo, seguem 2 videos que tratam sobre a construção de Belo Monte, no PA.

Um foi encabeçado pelos atores da Rede Globo e que são contra a construção. Já o outro vídeo foi realizado pelos alunos do curso de engenharia da UNICAMP e são a favor.

Eu ainda, tenho dúvida em ambos os posicionamentos, pois ambos não contemplam o todo. Se fecham em seu posicionamento Preto e Branco, do tipo, sou CONTRA ou sou A FAVOR.

  • a energia hidrelétrica é mais limpa que muitas fontes de energias, mas traz impactos sim. Ela não produz resíduos, mas ela acidifica as águas e altera todo o bioma no entorno e a forma do rio alterando os hábitáts;
  • ela tem um impacto social e econômico positivo e negativo, dependendo muito mais da forma como será gerida e realizada. Itaipu trouxe impactos muito positivos, por exemplo, para Foz do Iguaçu, mas acabou com o potencial turístico de Guaíra, ambas no PR. Uma comunidade lucrou e a outra pagou o prejuízo.

São apenas 2 pontos que gostaria de trazer para a discussão querendo muito mais deixar cinza a discussão do que preto e branco. Gestão Ambiental, em minha opinião é isso: não há nem verdades absolutas, nem erros absolutos.

São uma mescla onde há a necessidade de se tentar chegar ao melhor equilíbrio possível, mas que com certeza não será o mais fácil, pois não atenderá os anseios de ambos os lados, já que sempre o que se busca é a relação GANHA-PERDE.

Prefiro portanto, que cada um assista aos vídeos e acessem os sites das manifestações e opinem, retransmitam e exerçam sua cidadania participativa.

MOVIMENTO A FAVOR: Tempestade em Copo D'Água (site)


MOVIMENTO CONTRA: Gota D'Água (site)



E aí, qual a sua opinião?

Nenhum comentário:

Postar um comentário