quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Brasil precisa repensar sua Política de Ministérios!

Gerdau defende redução do número de ministérios
Por Fernando Exman | Valor

BRASÍLIA - O presidente do Conselho de Administração da Gerdau e da Câmara de Gestão criada pelo Palácio do Planalto, Jorge Gerdau Johannpeter, defendeu hoje a redução do número de ministérios na administração Dilma Rousseff.

“É pacífico que é impossível administrar com 40 ministérios”, disse o empresário durante o seminário “Os avanços da gestão pública no Brasil”, promovido pelo Valor. “A presidenta já começa a se movimentar no sentido de criar grupos de ministérios.”

Fontes do governo dizem que a presidente Dilma Rousseff estaria estudando unificar as secretarias de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Políticas para Mulheres na reforma ministerial a ser promovida nos próximos meses, ideia que já recebe críticas do PT. As secretarias, que têm status ministerial, ajudam o governo a equilibrar a participação de diversas alas do partido no Executivo.

“Se juntar processos por áreas não precisaria de todos os atuais ministérios e melhoraria a governança do sistema”, argumentou Gerdau, reconhecendo que esse seria um “rompimento” dos atuais padrões políticos. “Defendo a profissionalização absoluta.”

O presidente do Conselho de Administração da Gerdau argumentou ainda que o país só elevará os investimentos públicos sem aumentar a carga tributária por meio da gestão. Para tanto, comentou, a Câmara de Gestão instituída pelo governo trabalha para melhorar a governança dos ministérios da Saúde, Justiça e Transportes, além de atuar nos Correios e na Infraero.

“A globalização exige uma eficiência da competitividade que há anos não existia”, destacou Gerdau. “Nosso problema é competir com a Ásia.”

Fonte: Valor On line (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Concordo plenamente com o senhor Gerdau. Não há possibilidade de se fazer uma boa governança com mais de 40 ministérios!

Além do fato de que cada ministério tem uma estrutura mínima de funcionamento que acaba por canalizar recursos públicos onde não é o mais necessário, considerando que os recursos são excassos e não há mais espaço para aumento de impostos.

O que serão mais necessários: fiscais do Ibama no campo ou mais assessores ministeriais nos Ministérios? E faltam fiscais por falta de recursos para contratá-los!

É a pergunta e reflexão que a população deve fazer sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário