sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Plantando Batata com Ciência tem nova turma de alunos








Mais uma turma de alunos da escola Professora Jamile Caram de Souza Dias, da Secretaria de Educação de Limeira, deu início ao projeto "Plantando Batata com Ciência", que tem conquistado resultados positivos, além de muito reconhecimento. Esta etapa teve início neste bimestre com crianças do 5º ano. Desde quando iniciou, em 2010, o projeto já conta com a participação de mais de 500 crianças. Nesta sexta-feira, 14 de agosto, os alunos receberam a visita técnica do professor e idealizador do projeto, José Alberto Caram de Souza Dias.
O objetivo é mostrar a saúde da planta e fazer com que as crianças consigam diferenciar uma planta saudável de uma doente, e sobretudo tenham consciência de sempre cuidarem do meio ambiente. No dia 10 de agosto, os alunos, com apoio da monitora Lucivânia Gomes dos Santos, realizaram o primeiro plantio da batata. A diretora da escola, Silvana Alves Melo, contou que os alunos do projeto Mais Educação, da escola em Tempo Integral, realizado pela Prefeitura de Limeira, também tiveram a oportunidade de participar do projeto desde o plantio até a colheita. “Os alunos participam, em média, de 90 dias do projeto. Estamos muito felizes com os resultados”, informou Silvana.
As alunas, Ingrid Moreira e Isabella Zacharias, ambas com 10 anos, contaram que a experiência de participar do projeto e aprender sobre a saúde das plantas foi muito interessante e produtiva. “Nós aprendemos que não podemos trazer plantas de outras cidades e países, pois pode estar contaminada e assim prejudicar as demais plantas. Foi interessante plantar o broto com vírus e sem vírus”, contaram as estudantes.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:
Quando um prédio público tem seu nome escolhido dedicado uma pessoa ilustre, ela deve servir de memória para o povo daquela localidade sobre a importância que o patrono ou a patronesse teve. 

Ver os filhos da professora Jamile, como forma de retribuição à homenagem dada à sua mãe, realizar um belo trabalho com os alunos apoiando os professores no processo educativo, isso demonstra que de fato, a professora foi exemplar pois ela transmitiu a seus filhos a importância do trabalho voluntário e da participação social ativa como forma de melhorar a nossa realidade.

Parabéns aos executores deste belo projeto educacional que também tem grande interface com a Educação Ambiental.

Um comentário:

  1. Caro /sr Tiago Georgette, Agradeço muito seus comentários sobre o trabalho que estamos desenvolvendo na escola municipal de Limeira, a qual leva o nome da minha mãe Profa. Jamile Caram de Souza Dias. Mais informações sobre esse projeto e sobre meus trabalhos como cientista (pesquisador científico) da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo (APTA-Instituto Agronômico de Campinas - Centro de P & Fitossanidade), por favor, visualize e comente as postagens que tenho feito no meu blog www.carambatatasemvirus.blogspot.com.br . Juntamente com o colega Eng Agr. Paulo A D'Andrea, que nos apoio nesse projeto via sua empresa, produtora do fertilizante biológico MICROGEO, tencionamos levar o Projeto Plantando Batata com Ciência em outras escolas de Limeira e de outras cidades, inclusive outros países (já tivemos visitantes dos EUA, Canadá, China, Alemanha). Precisamos de apoio de responsáveis pelo meio ambiente, pela educação e pela sustentabilidade do econômico-social de nossa nação. /conto com sua colaboração. Muito obrigado e abraço. José Alberto Caram de Souza-Dias (Eng Agr. PhD), pesquisador dientífico/Centro de Fitossanidade/APTA/Instituto Agronômico de Campinas (IAC) - site: www.carambatatasemvirus.blogspot.com.br ; e-mail:jcaram@iac.sp.gov.br;jcaramsouzadias@gmail.com .

    ResponderExcluir