sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Educadores participam de formação sobre proteção e bem-estar animal




Os professores e coordenadores da rede municipal participaram de uma palestra sobre “Fauna Doméstica” promovida pela Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Educação, e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. A palestra teve início quarta-feira, 22 de abril, com duas turmas. O encerramento ocorreu na quinta-feira (23) com mais duas turmas de educadores. O evento ocorreu no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
  
A professora coordenadora de ciências e educação ambiental da Secretaria de Educação, Adriana Müller Del Mondo, destacou que essa é a 2ª formação sobre Educação Ambiental do Projeto Gota D' Água. Esta formação teve como objetivo evidenciar e promover valores e mudanças positivas nas atitudes para com os animais e suas condições de vida, reconhecendo a interdependência entre os seres humanos, o meio ambiente e os animais, ajudando a quebrar o ciclo de violência.
  
“Na palestra foram abordados aspectos pedagógicos, a relação com currículo da Secretaria de Educação e as questões de ordem técnicas esplanadas pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Após o curso os educadores puderam visitar o espaço do CCZ”, explicou Adriana.
  
A bióloga e diretora de proteção e bem-estar animal, Giuliana C. M. Q. Buzolin, explicou sobre a importância de construir cidadãos conscientes, principalmente, no aspecto que envolve a proteção e preservação do meio ambiente. “A introdução do tema da guarda responsável nas escolas é a melhor e mais eficiente forma da construção do caráter do cidadão no que tange o respeito a todas as formas de vida”, salientou.
  
Entre os temas abordados na formação, foram tratados: Políticas Municipais Para a Proteção e Bem – Estar Dos Animais, com a bióloga e diretora de proteção e bem-estar animal, Giuliana C. M. Q. Buzolin; a palestra também tratou sobre os Cuidados e Zoonoses, com o médico veterinário, Gian S. Pacola. Os outros dois temas abordados, foram sobre a Legislação e Direitos dos Animais, com o tecnólogo em saneamento ambiental, Juvenal S. Araujo Neto; e Educação Humanitária - Proteção e Bem-estar Animal, com a tecnóloga em saneamento ambiental, Marli Moreira de Souza.
  
“Estamos aqui para refletir e adquirir mais conhecimentos sobre a fauna doméstica, suas inter-relações com o meio ambiente e com o ser humano, os quais contribuirão para as ações realizadas em nossas escolas municipais, sempre norteadas pelo currículo”, frisou Adriana Del Mondo.
 
Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário