sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Prefeitura planta 54 árvores seguindo planejamento de arborização




A Prefeitura de Limeira plantou 54 árvores no decorrer da Avenida Sargento Pessoto na última quinta e sexta-feira (26 e 27 de fevereiro). Após estudo de impacto ambiental na Vila Camargo, foram diagnosticadas ilhas de calor na região, causadas pela ausência de arborização no local. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente sugeriu o plantio para os moradores, que prontamente aceitaram o projeto. Foram plantados 48 resedás e 6 ipês anões.

Segundo Rogério Mesquita, diretor do departamento de Licenciamento e Fiscalização, “essa ação é imprescindível para a melhora na qualidade de vida e para a mudança de postura da população quanto a necessidade da presença das árvores”. O diretor explica que além da beleza estética que as árvores trazem na primavera, elas ainda ajudam a reter água no solo e manter a saúde do lençol freático, dos córregos e dos rios da cidade, ajudam a abafar os ruídos do dia-a-dia, limpam o ar das impurezas e chegam a diminuir cerca de 4 graus de temperatura quando plantadas em locais corretos.

O serviço de plantio é oferecido gratuitamente à população através de solicitação pelo Canal 156. Mesquita esclarece que a partir do pedido, uma equipe de engenheiros e biólogos estuda as condições do local como distância da rua, distância da fiação elétrica, condições da calçada, posição do sol e profundidade da cova, para ofertar a espécie mais adequada. "Muitas pessoas plantam espécies aleatórias e sem planejamento e acabam depois sofrendo com as folhas entupindo calhas e calçadas danificadas por raízes, por isso a importância desse trabalho”, explica.

O diretor conta que após o plantio planejado das espécies, os moradores recebem instruções do manejo e cuidado com a árvore para evitar a sua morte. “Algumas das mudas plantadas são de espécies em vias de extinção, portanto essa é uma atitude de preservação”, acrescentou Mesquita. Ele ainda ressalta a importância de a população contribuir com os cuidados com as árvores do município.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário