quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Limeira tem maior reserva de água bruta após alteamento da represa Salto do Lobo


O aumento da capacidade de reserva de água bruta na Represa Salto do Lobo, em Limeira, foi anunciada pelo prefeito Paulo Hadich, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 24 de agosto. A capacidade de armazenamento subiu de 1,4 milhão de metros cúbicos de água para 1,7 milhão de metros cúbicos, graças à construção de um barramento na represa, de 63 centímetros de altura.

 
 
A reserva de água do Salto do Lobo é considerada estratégica para a cidade, pois funciona como um estoque de água alternativo às duas fontes de abastecimento da cidade, o Ribeirão Pinhal e o Rio Jaguari. No ano passado, por exemplo, essa represa abasteceu Limeira por 21 dias, durante o período de estiagem.
 
 
“Com a construção do alteamento, a represa aumentou em 20 dias a capacidade de abastecimento da cidade, totalizando agora 60 dias, dentro de uma situação de economia. O momento é de inteira normalidade, mas temos de estar preparados”, afirmou Hadich.
 
 
Apesar da falta de chuvas, atualmente 100% da água que abastece Limeira é captada do Ribeirão Pinhal. Financiada pela Odebrecht Ambiental, a construção do barramento foi orçada em R$ 100 mil. Segundo o diretor de Concessão da empresa em Limeira, Tadeu Ramos, também foram instalados equipamentos para controlar a vazão da água, pois no local funciona uma pequena usina de geração de energia elétrica, a PCH Salto do Lobo. “Essa medida será um seguro a mais para a cidade e funcionará como uma medida preventiva”, ressaltou.
 
 
Ramos também falou sobre o impacto das campanhas de redução do consumo de água, que resultaram nos últimos anos, em uma queda no consumo. “A redução do consumo é da ordem de 14%, em relação a agosto de 2013”, afirmou. As pessoas estão adotando comportamentos de economia”, disse.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário