sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Despejo irregular de lixo prejudica área verde e nascentes




As nascentes do Ribeirão Águas da Serra estão sendo prejudicadas devido ao acúmulo de lixo em uma área verde no Parque Nossa Senhora das Dores, na rua Prof. Ary L. Pereira. O local pertence a uma usina e recentemente recebeu a instalação de placas da Prefeitura de Limeira com os dizeres “Nunca jogue lixo ou entulho”, mas, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, a orientação tem se mostrado insuficiente pois as placas foram vandalizadas, queimadas e rasgadas.

Segundo constatação da pasta, a maior parte do material despejado irregularmente no local se trata de lixo doméstico. Sacolas plásticas, papéis e até remédios foram encontrados no espaço. “Esse lixo compromete a qualidade da água que abastece nossos mananciais. Os remédios também podem trazer doenças à população”, ressaltou o secretário.

Por conta deste descarte irregular, a Secretaria de Serviços Públicos possui um cronograma para recolher o lixo da área uma vez por mês, entretanto, esse serviço tem sido realizado a cada 10 dias, devido ao excesso de demanda. Valvasori também comentou que existe um diálogo entre a prefeitura e a comunidade. “Já realizamos palestras e campanhas, entregamos folhetos e instalamos placas. Mas o problema persiste”, disse.

Outra consequência do despejo irregular de materiais é a procriação de animais peçonhentos, como escorpiões e cobras. “Esse lixo doméstico precisa ser separado e deixado em frente a residência do cidadão para os coletores recolherem. Já os entulhos podem ser encaminhados para os ecopontos ou para o Aterro Sanitário”, orientou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário