sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Fórum discute desenvolvimento rural em Limeira




O prefeito Paulo Hadich realizou a abertura do Fórum de Desenvolvimento Rural de Limeira, na manhã desta quarta-feira, 25 de março. Durante o evento, serão discutidas propostas e diretrizes especialmente para a agricultura familiar. Os debates contribuirão para elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, para os anos 2015 e 2016.

O maior desafio do poder público, segundo Hadich, é dar condições para que o agricultor possa se sustentar e não precise migrar para a área urbana. “A Feira do Produtor Rural é uma parceria que mostra a qualidade da produção da agricultura familiar”, salientou. Ele ainda lembrou que a Secretaria de Educação oferece esses produtos na merenda escolar.

Pensar Limeira em toda a sua extensão rural para os próximos 20 anos é a proposta do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, para o fórum. “Sabemos da dificuldade de o agricultor deixar sua terra para estar aqui, mas a participação nessa discussão é fundamental. O mundo todo está preocupado com o pequeno produtor, e precisamos pensar o destino de Limeira nesse sentido”, disse.

A vereadora Erika Tank desejou um bom dia de trabalho aos presentes, e afirmou que o canal de diálogo com o Poder Executivo está aberto. “Vocês podem ter certeza que os rumos traçados neste encontro terão guarida no Legislativo”. O diretor de Extensão Rural de Limeira, Dirceu Brasil Vieira, lembrou que esse diálogo pode contribuir muito com o desenvolvimento de Limeira.
Programação

Durante o dia, ocorrem as palestras: “Variação da Agricultura em Limeira: Aspectos da Exploração Agropecuária do Município”, com o engenheiro Carlos Tessari Habermann; “Cooperativismo: ferramenta da agricultura moderna”, com o engenheiro Celso José da Silva; “Agricultura Familiar: Desafios e Perspectivas”, com Adriana Verdi, do Instituto de Economia Agrícola; e, por último, “Ambientes de Inovação em Limeira – perspectiva agrícola”, com Antônio Eugênio Queiroz Rocha Brito, da Prefeitura de Limeira.

Além das palestras, dois debates em mesa redonda também serão realizados. Às 11h, a conversa será entre Carlos Tessari Habermman, Celso José da Silva e Carla Maria. Mais tarde, às 16h, a mesa redonda reúne Adriana Verdi, Antônio Eugênio Queiroz Rocha Brito e Tiago Valentim Georgette.

Na quinta-feira, 26, o Fórum apresentará as palestras “Práticas de Conservação de Solo para Produção de Água (Contribuição para o Pagamento por Serviços Ambientais)”, com Isabella Clerici de Maria, do Instituto Agronômico de Campinas, e “Água e Clima na Agropecuária”, com Dr. Evaristo Miranda, da Embrapa. Daves William Setin, do Escritório de Defesa Agropecuária, se une aos dois palestrantes do dia para a formação de mais uma mesa redonda.

O último dia do evento ainda apresenta e discute as novas propostas elaboradas para o desenvolvimento agrícola, com a participação do Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário