sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Macacos-prego do Zoo são transferidos para ilha




Os macacos-prego do Zoológico Municipal estão de casa nova: foram transferidos para a ilha do lago central. A Prefeitura de Limeira aguardava detalhes técnicos para a liberação do espaço, como o crescimento da vegetação e instalação de escadas para o tratamento dos animais. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, os três primatas – duas fêmeas e um macho – estão num ambiente que melhor corresponde ao seu habitat.

 O planejamento da secretaria visou um enriquecimento ambiental e físico, isto é, adaptou a estrutura da ilha para atender às necessidades dos animais. A ilha possui duas coberturas e galhos altos com mangueiras, para que os primatas possam transitar entre os pontos altos do espaço.
  
A bióloga da prefeitura, Ana Cláudia de Abreu Sorg, explica que os macacos-prego são os mais comuns no Brasil e, por coincidência, os mais interativos. “Eles são curiosos e se interessam pelos visitantes”, afirma. Segundo ela, os animais se adaptaram muito bem ao novo espaço, pois a distância entre eles e o público resolve dois problemas clássicos: o barulho causado pelos visitantes na tentativa de chamarem atenção dos bichos e a alimentação irregular, feita por aqueles que jogam no recinto alimentos como pipocas, amendoins, balas e sorvetes.
  
Os macacos-prego, com nome científico Cebus apella, são onívoros e seus hábitos alimentares incluem carnes, pescoços de frango, frutas, legumes e ração específica. De acordo com a bióloga, essa dieta contém todas as vitaminas necessárias para os animais.
  
MUDANÇA DE HORÁRIO
  
As férias escolares influenciaram no horário de funcionamento do Zoológico Municipal, que abria em dias diferentes para atender à demanda da população. Agora, com a volta às aulas, os horários recebem novas alterações: na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira o local é fechado para manutenção interna; na quinta-feira e sexta-feira, o horário é das 9h às 15h (com permanência de 45 minutos após fechamento dos portões); aos sábados e domingos, o zoo pode ser visitado das 9h às 16h (com permanência de 45 minutos após fechamento dos portões). O zoológico também recebe visita monitoradas de escolas, que devem realizar o agendamento por meio do telefone (19) 3442-7418.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário