sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Prefeitura distribui 150 mudas na Praça Toledo Barros




Em continuidade à programação da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Limeira realizou um dia de distribuição de mudas de árvores nativas, como ipês (amarelo, branco e rosa), resedás (branco e rosa), manacás da serra e quaresmeiras. A ação ocorreu nesta quarta-feira, 3 de junho, na Praça Toledo Barros. Ao todo, 150 pessoas levaram um espécime para casa.

O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Rogério Mesquita, explica que a espécie foi escolhida adequada a cada munícipe, a partir de informações como o tamanho da calçada que receberá a planta. “Nós também orientamos sobre as formas de plantio e cuidados, para que a muda se torne uma árvore saudável”, disse. O diretor fala que foi uma oportunidade de aproximar o poder público da população. “Nós pudemos dialogar com os munícipes, esclarecer dúvidas, conscientizar e mostrar como é feito o nosso trabalho”, disse.

Ele avaliou a ação como positiva: “Nós superamos nossas expectativas, e esse resultado nos motivou a levar a ideia a outros pontos da cidade”. Mesquita explica que a meta é que sejam plantadas 300 mil árvores na cidade até o fim de 2016. “Se cada limeirense plantar uma muda, termos uma cidade mais arborizada”, fala. Segundo ele, entre as vantagens da iniciativa estão a diminuição de ruído e de temperatura, além da produção do oxigênio.

Os interessados podem solicitar o plantio na sua calçada, de forma gratuita, pelo canal 156. Também é possível adquirir uma muda para quintais e jardins. Nesse caso, é necessário entrar em contato com o Viveiro Municipal pelo telefone (19) 3442-9628 ou comparecer ao local (rua Prof. Nestor Martins Lino, 206, Vila Santa Lúcia).

Cartilha Arborização Urbana

Na ocasião, foi lançada a cartilha “Arborização Urbana”, que traz informações e tira dúvidas sobre o tema. O material será distribuído em locais como escolas, associações de moradores e centros comunitários, com o intuito de conscientizar a população.

A cartilha esclarece de forma detalhada os benefícios da arborização, além de mostrar como deve ser feito o plantio correto nas calçadas. O munícipe também pode conferir orientações sobre a manutenção da muda, como a irrigação e outros cuidados. Por ser um fator fundamental para o crescimento saudável da planta, o material mostra como deve ser feita a escolha das espécies.

Outro ponto abordado pela cartilha é a poda e a remoção, que só podem ser feitas por funcionários da prefeitura. Um alerta importante é referente à poda drástica, em que há corte total da copa. “Esse tipo de poda não é recomendado e somente é efetuado em condições de emergência. A poda drástica é crime ambiental e há penalidades para a pessoa física ou jurídica responsável pelo ato”, esclarece.
Há ainda, espaço para informações sobre a legislação vigente, formas de fiscalização e de denúncias.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário