sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Estudantes de Limeira realizam plantio de pau-brasil


Alunos do 4º ano da escola municipal Professora Jamile Caram de Souza Dias realizaram nesta tarde, 19 de agosto, o plantio de pau-brasil, em uma área verde dentro da escola. A ação das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente faz parte do projeto de Educação Ambiental do Município, e tem o objetivo de conscientizar e preservar a espécie nativa que corre risco de extinção, por meio de ações conscientes dos alunos.


O diretor de educação ambiental, Tiago Georgette, explicou que esse projeto de plantio de árvores pau-brasil é o primeiro a receber os recursos advindo do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Fundema. “O Fundema é um recurso adquirido através da multas ambientais pagas por quem cometeu algum crime ambiental, como por exemplo: desperdício de água, poda irregular de árvores e descartes irregulares”, informou Tiago.

Ainda de acordo com Tiago, esse foi o início do projeto que visa realizar o plantio de pau-brasil em todas as escolas municipais que possuem espaço suficiente para o crescimento adequado da espécie. “A lei do Fundema estabelece que 20% da arrecadação do recurso sejam destinados para a Educação Ambiental”, destacou.

Os recursos do Fundema também serão utilizados para fins pedagógicos destinados ao ensino de história, ciências e geografia. “Conforme a tese de historiadores, o pau-brasil deu origem ao nome do nosso país, por isso, os recursos também devem ser utilizados com finalidade pedagógica”, explicou a coordenadora de história da Secretaria de Educação, Ana Paula Beck Zacharias.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário