sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Prefeitura poda cerca de 1.700 árvores por mês; confira orientações




A Prefeitura de Limeira, por meio da secretaria de Serviços Públicos, realiza, em média, 1.700 podas de árvores por mês e recebeu, apenas em janeiro desse ano, mais de 150 pedidos para o trabalho através do Canal 156. Por se tratar de um serviço com alta demanda, a pasta informa à população alguns detalhes do processo para esclarecer possíveis dúvidas.

De acordo com o diretor de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Rogério Mesquita, cada árvore é um caso específico, que necessita de uma poda de acordo com sua situação. A Secretaria de Serviços Públicos realiza mais comumente a poda de limpeza, em que apenas mantém o tamanho da planta, e a de condução, que promove um melhor crescimento e melhor formação da copa das árvores. No entanto, há plantas muito grandes, antigas e com a estrutura comprometida. Nesse caso, é realizado o rebaixamento da copa e, posteriormente, a retirada completa de sua estrutura para segurança dos cidadãos.

A poda palito, prática onde são retirados todos os galhos da planta, não é mais praticada. Segundo Mesquita, atualmente, é seguida a norma 16246-1 da ABNT, que estabelece os procedimentos para a poda de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas em áreas urbanas. “Além disso, para um município receber o selo Verde Azul, é feita uma avaliação do índice de copas do município, quesito que Limeira recebeu uma boa nota”, diz o biólogo.

Mesquita conta que os resíduos gerados pela poda, como galhos e folhas, não são descartados no aterro sanitário. “Nós encaminhamos tudo para uma central de trituração, onde o material é transformado em compostagem e depois utilizado como adubo para outras plantas”, explica.

Ele ainda destaca que a época de florescência, a reprodução das plantas, deve ser levado em consideração. “Nesse período, que geralmente é na primavera, não é possível realizar a poda, por preservação da vida das árvores”, conta. Mesquita ressalta que é natural uma época em que a planta troca todas as suas folhas. “A população normalmente se sente incomoda com a sujeira causada pela queda das folhas, mas é um processo que deve ser respeitado”, frisa.

O município conta com um total de 89 mil árvores. Para solicitação de poda ou outros serviços, o munícipe deve utilizar o Canal 156.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário