sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Prefeitura debate gestão de resíduos da construção civil




O auditório da Faculdade de Tecnologia da Unicamp recebeu técnicos, engenheiros e estudantes nesta terça-feira, 2 de junho, para o curso Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil. O evento foi promovido pela Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Serviços Públicos e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon). Ao todo, cerca de cem pessoas participaram das palestras, que visavam discutir a conscientização do uso de agregados recicláveis.

Durante a manhã, os expositores Elcio Careli e Leonardo Miranda debateram a gestão de resíduos no canteiro de obras e a aplicação de agregados reciclados na construção civil, respectivamente. No período da tarde, os inscritos visitaram a Usina WRJ de Reciclagem.

De acordo com o diretor de Educação Ambiental, Tiago Georgette, a sociedade precisa reavaliar a gestão de resíduos. “Não adianta falar que é importante gerenciar e reciclar, se esses resíduos agregados não tiverem uma destinação”, argumentou. Georgette reforçou que muitas pessoas não conhecem a complexidade do assunto. “Em rezão disso, estamos trabalhando na difusão de informação”, explicou o diretor.

O secretário de Serviços Públicos, Marcelo Coghi, destacou que o material de reciclados de construção civil pode auxiliar na manutenção de estradas rurais. “É uma escolha pensada no futuro, além de econômica, facilitaria a pavimentação dessas estradas”, afirmou Coghi. O secretário também defendeu que esse é o momento do avanço dos reciclados. “O poder público deve ser o grande incentivador desse tema e impulsionador do uso desse material”, disse.

Segundo Coghi, o Aterro Sanitário Municipal recebeu 15 mil toneladas de resíduo de construção civil no ano passado. Levi Torres, coordenador da Abrecon, salientou que essa é uma oportunidade de tirar o entulho dos aterros e gerar oportunidade de reúso e também de empregos. “Agradeço a Prefeitura de Limeira por realizar esse seminário e abrir espaço para esse assunto”, disse.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário