sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Departamento de Extensão Rural participa de curso de campo




A equipe técnica do Departamento de Extensão Rural da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, da Prefeitura de Limeira, participou na segunda-feira, 15 de junho, da etapa prática do curso de conservação do solo oferecida pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), ligada ao governo estadual.

Realizada no Sítio São Sebastião, no Bairro Tatu, a aula permitiu que os técnicos fizessem a marcação de curvas de nível, projetadas pela Cati visando o plantio de cana-de-açúcar. Na sequência, houve o acompanhamento de todo o processo de construção das curvas de nível e manejo do solo com trator.

PSA

De acordo o diretor de Extensão Rural da pasta, Dirceu Brasil Vieira, essa equipe técnica vem sendo capacitada para assessorar, implantar e monitorar as ações do programa PSA (Pagamento por Serviço Ambiental). Trata-se de uma transação voluntária onde a Prefeitura de Limeira pagará ao produtor rural uma quantia em dinheiro. Em troca, o produtor deve garantir a provisão de um Serviço Ambiental em sua propriedade, por exemplo, a produção de água através da proteção das nascentes de sua propriedade.

Esse programa tem como objetivo recuperar a vegetação ciliar nas microbacias hidrográficas, de forma a proteger o manancial, bem como incentivar as boas práticas agrícolas para conservar a fertilidade do solo e propiciar melhor abastecimento do lençol freático.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário