quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ninguém fez tanto quanto o Brasil pelo clima, diz secretário da ONU


O secretário-executivo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) e subsecretário-geral da ONU, Achim Steiner, disse nesta quinta-feira (8) que o Brasil não deve ser criticado agora pelas mudanças no Código Florestal, porque nenhum país no planeta fez mais do que o Brasil para combater emissões de carbono nos últimos dois anos.

A aprovação da reforma do código no plenário do Senado, nesta semana, causou uma avalanche de críticas internacionais de ambientalistas e opôs as ONGs à ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente), que chegou a Durban nesta quinta-feira para a COP-17, a conferência do clima da África do Sul.

Steiner, um descendente de alemães nascido no Rio Grande do Sul, afirmou a jornalistas que alguns trechos da lei trazem, sim, razões para preocupação com o futuro das florestas. Mas ponderou que a lei foi aprovada num processo democrático.

"Às vezes para mim é desconcertante nestas conferências internacionais que debates nacionais controversos num parlamento democrático sejam interpretadas de formas diferentes em países diferentes. Por que o debate no congresso dos EUA?"

"Se as pessoas querem julgar o Brasil, que o julguem pelo que ele fez. Redução recorde nas emissões por desmatamento no último período de relato. O Brasil, provavelmente, é o maior ator de mitigação no planeta nos últimos 24 meses, excedendo as ações dos países industrializados. Esse é o ponto de partida."


Steiner afirmou ainda que há iniciativas dentro do próprio Brasil para reverter o dano causado pela reforma. "Há uma petição de 1 milhão de assinaturas questionando se algumas provisões do código são mesmo do interesse da manutenção futura das florestas do Brasil. Segundo, há alguns apelos à presidente para que ela vete alguns itens", afirmou. "Vamos ver antes o que o processo democrático nos reserva, porque o código ainda não foi promulgado."

Fonte: Folha (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Correto e ponderado o discurso do secretário, pois todos julgam a nós brasileiros como se fôssemos nós os responsáveis pelo aquecimento global, mas se esquecem que não somos os campeões em emissões na maioria dos gases, e se contabilizarmos esses números per capita, todos os países desenvolvidos nos deveriam desculpas.

O atual projeto do Código Florestal em votação pode ter diminuído algumas exigências quanto às Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Lgal (RL), mas somos praticamente, O ÚNICO PAÍS NO MUNDO  com agricultura moderna a fazer essas proteções.

Verifiquem se a Comunidade Européia, os Estados Unidos ou qualquer outro país tem legislação parecida, se protegem alguma área próxima aos rios ou se reservam parte de seu território privado para preservação ambiental.

O único país que tenho notícia que tem legislação parecida é o Paraguai, que utilizou nossa legislação como base para as deles.

Abaixo, inseri algumas imagens que copiei do Google Earth mostrando paisagens agrícolas em Mato Grosso e no estado de Ohio, nos Estados Unidos. Repare que as áreas americanas não protegem os corpos de água. Compare também a quantidade de área de floresta em cada imagem. 

Não precisa utilizar um ArcView para fazer esse cálculo!

Imagem de área Agrícola em Mato Grosso


Imagem Agrícola em Ohio, EUA

Imagem Agrícola em Ohio, EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário