terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A CIDADE PASSADA A LIMPO




O dia de hoje pode passar para a história de Limeira, como o momento em que a cidade começa a ser passada a limpo.

Hoje às 18 horas, os cinco membros da Comissão Processante se reunirão para votar o parecer do relator acerca da defesa prévia apresentada pelo Prefeito no processo que apura sua participação no enriquecimento ilícito de sua família, dentre outros crimes. Se a maioria dos membros votar pela continuidade, o processo tem seu curso e terá início a fase de oitivas. Se a maioria votar pelo arquivamento, o parecer vai para votação em plenário onde serão necessários pelo menos 10 votos para continuidade.

Esta fase é apenas de admissibilidade do processo. Se deve ter continuidade ou não. Não estará sendo decidido se há conduta a ser punida e sim, se há a necessidade de se apurar uma conduta para verificar se ela merece julgamento, condenatório ou absolutório.

As denúncias feitas pelo Ministério Público são graves e serão apuradas pelo Judiciário. Mas, também, devem ser investigadas pelo Poder Legislativo. É sua função na democracia representativa o papel republicano de fiscalizar o executivo, de corrigir seus rumos, de mantê-lo no caminho da transparência e da lisura ética.

Acredito que os membros da CP terão clareza suficiente para tomar a decisão certa, que prime pela interesse público, pelo desejo da população de saber a responsabilidade de seu alcaide nestes fatos. Afinal, são representantes da população, possuem mandato para agir em seu nome e defender os seus interesses.

Mas, devo confessar que acredito mais na Democracia, quando ela passa de representativa a participativa. Quando as pessoas, além de escolher seus representantes, acompanham seu trabalho e os ajuda a decidir nos momentos mais difíceis. E este é um desses momentos.

A força e a vontade da população é o combustível necessário que a Comissão Processante precisa para tomar as decisões certas.

Assim, podemos mostrar ao país todo, que Limeira é uma terra onde seu povo prima pela honestidade, pelo trabalho, pelo desenvolvimento e que rechaçamos os rótulos de cidade que só aparece nas páginas policiais e de escândalos. Que se temos nossos problemas, também sabemos produzir solução.

Por isto convido a todos a acompanharem mais esta etapa decisiva em nossas vidas. Por Uma Limeira de Mãos Limpas.

Vereador – PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário