terça-feira, 17 de agosto de 2010

Piracicaba é pioneira em inventário de emissões de gases do efeito estufa


Piracicaba terá um inventário de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) inédito entre os municípios do Estado, que servirá como norteador de futuras políticas públicas para o estabelecimento de metas de redução e mitigação desses gases.

Para a elaboração do estudo, que será desenvolvido nos próximos seis meses, a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) contratou uma empresa especializada por R$ 58 mil. De acordo com informações da Pasta, o documento fará a quantificação das emissões anuais desses gases no município com o objetivo de estabelecer metas e ações de curto, médio e longo prazos.

"O município está contratando a elaboração do inventário visto que tanto o governo estadual como o governo federal estabeleceram parâmetros para a redução desses gases. Para que possamos contribuir com a redução, precisamos conhecer o quanto o município emite de GEE e quais são as fontes de emissão", explicou a secretaria.

João Luis Nunes Carvalho, diretor-executivo da Delta CO2, empresa que venceu a licitação e irá realizar o estudo, contou que Piracicaba é pioneira entre os municípios paulistas a desenvolver o inventário. Segundo ele, esse tipo de estudo já foi desenvolvido pelo governo federal.

"O Estado de São Paulo ainda está em processo de desenvolvimento do seu inventário", informou, acrescentando que a empresa participa dessa elaboração, que deve apresentar seus primeiros resultados em três meses. (Camila Souza)

Fonte: Jornal de Piracicaba (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário