quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Conselho Municipal da Juventude tem sua primeira reunião.


Os membros efetivos e suplentes do Conselho Municipal da Juventude de Limeira tomaram posse no dia 3 de agosto, em reunião realizada na Secretaria de Cultura e Eventos.

A reunião foi aberta pelo secretário Marcos da secretaria de Turismo e Eventos e pelo vereador Silvio Brito, que foi o vereador que conduziu o processo de criação do Conselho na Câmara Municipal.

A primeira reunião foi marcada pelo processo de negociação para escolher qual a periodicidade das reuniões, bem como o horário. Foi solicitado pelos membros das organizações da sociedade civil que a reunião acontecesse em horários alternativos para facilitar a participação de todas as juventudes no processo. Como argumento dessa possibilidade, deu-se o fato que apenas 1/3 da organização civil pôde estar presente, enquanto o Poder Público possuía mais da metade de seus membros.

Acordou-se que as reuniões acontecerão mensalmente, alternando-se entre quartas-feiras, às 19h00min e sábados às 09h00min. Como meta, as reuniões terão no máximo 2 horas de duração.

A próxima reunião acontecerá no sábado, dia 28 de agosto, às 09h00min na Secretaria de Turismo e Eventos.

O grupo já começou a trabalhar na elaboração do regimento interno do Conselho. Para agilizar o processo, 3 membros assumiram a responsabilidade de criar uma proposta de regimento. São os membros responsáveis: Fernanda Cristina Moreira (Cultura), Kleiton Bueno Bezerra da Silva (movimento estudantil universitário) e Tiago Valentim Georgette (segmento religioso).

A partir da aprovação do regimento, será eleita a primeira mesa diretora do Conselho. A duração do mandato dos conselheiros serão de 2 anos, que possivelmente, serão composto por presidente e vice, secretário e vice, tesoureiro e vice.

De acordo com a lei que a criou, o principal objetivo do Conselho será discutir e propor Políticas Públicas para a Juventude. Mas vale ressaltar que o conselho terá caráter consultivo, onde o que for discutido e aprovado pelo conselho pode ou não ser aceito pelo Poder Executivo. Durante o processo de discussão para a criação do Conselho, discutiu-se com a prefeitura a possibilidade do Conselho ser deliberativo, mas como esse tipo de Projeto de lei deve vir da Prefeitura, esta não aceitou a proposta e mandou com caráter consultivo.

A participação de pessoas interessadas é livre e até solicitada para que eles possam contribuir nesse processo.

Como o Conselho está sendo formado ainda, pretendo como conselheiro torná-lo o mais público e participativo possível. Se alguém tiver alguma sugestão ou necessidade que gostaria que fosse encaminhada para o conselho, enviem-me que farei chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário