quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Limeira pode receber universidade federal


Limeira deverá contar com mais uma unidade de ensino superior público em 2011. Trata-se da instalação de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é administrada por universidades federais de todo o País. A cidade foi indicada no início do ano por representantes do Fórum Paulista de Formação do Professor do Estado de São Paulo e deve atender, inicialmente, pelo menos mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação a partir do segundo semestre do ano que vem.

Coordenador do fórum na época, o ex-secretário de Educação de Cordeirópolis, Adinan José Ortolan, foi quem fez o pedido ao Ministério da Educação (MEC). Segundo ele, a proposta foi aceita pelo conselho do ministério e depende, agora, da divulgação no Diário Oficial da União para ser oficializado. A previsão é que a resolução seja divulgada em novembro deste ano, após o período eleitoral. "Aí fica a cargo da prefeitura ceder um espaço para a instalação da universidade", garante Ortolan.

Pelo projeto, a faculdade seria administrada por cerca de oito universidades federais - como a Ufscar, Unifesp, UNB, entre outras - com cursos de graduação e pós-graduação. As aulas seriam no sistema a distância, com auxílio da Internet e semipresenciais, conforme a grade curricular de cada curso.
Na Região Metropolitana de Campinas, Ortolan diz que duas cidades foram escolhidas para receber o polo de cursos. São elas: Indaiatuba e Mogi Mirim. No Estado, ele cita que o MEC autorizou ainda a abertura de mais 34 unidades, incluindo Limeira. "Por enquanto, Araras é a única que já possui um campus da Universidade Aberta do Brasil", comenta o ex-secretário e atual candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

INFRAESTRUTURA

A expectativa é de que a universidade atenda pelo menos mil alunos no primeiro vestibular, previsto para ocorrer no segundo semestre de 2011. Para recebê-los, o MEC fornecerá todo material e corpo de professores. Já a prefeitura ficaria responsável por ceder um local, estruturar, organizar e manter o polo presencial de acordo com as orientações da UAB.

Conforme Ortolan, o prédio da unidade deverá proporcionar uma infraestrutura física e tecnológica adequada para o pleno desenvolvimento das atividades aos cursos ofertados. "A prefeitura ficará responsável ainda em manter as despesas com a contratação de um coordenador. Ele ficaria responsável em administrar o campus e "correr" atrás dos cursos que poderão ser disponibilizados pelas universidades federais", observa.
De acordo com ele, não há limite de cursos que poderão ser oferecidos. "Isso dependerá apenas da boa vontade do coordenador e da infraestrutura dada pela prefeitura", acrescenta. A reportagem entrou em contato com o MEC para obter mais informações, mas os dados do processo não foram divulgados pelo órgão.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

Meus comentários

A melhor notícia que se pode receber quando se pensa em desenvovimento sustentável e melhoria da qualidade de vida é ver melhorias na educação.

Se isso se confirmar, Limeira ganhará muito. O Brasil tem a triste forma de querer mudar tudo pela lei.

Pela lei, querem educar a população, como por exemplo, proibir palmadas, falar palavrões em estádio, expressar opiniões de políticos em período eleitoral. Mas se o povo não tiver educação, nada adiantará. Esse espaço é o mais efetivo, mas por outro lado é o mais caro, demorado e difícil de avaliar.

Por isso temos que comemorar situações como essas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário