quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Projeto De Rio e Risada disponibiliza gratuitamente CD para Download.






Bons trabalhos em prol da educação ambiental e da preservação dos recursos hídricos devem ser difundidos, divulgados e utilizados.

Na última reunião ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, foi apresentado o projeto "De rios e risadas"

O Instituto Terra Mater e ONG Iandé - Educação e Sustentabilidade realizaram um trabalho com Foco na Educação Ambiental em Recursos Hídricos em Piracicaba.

Deste trabalho, eles produziram conjuntamente com jovens de várias instituições de Piracicaba um CD com músicas cuja temática eram os temas de sustentabilidade e recursos hídricos.

Num primeiro momento, o CD foi disponibilizado apenas para os participantes, mas após apoio recebido e demandas dos materiais, eles disponibilizaram gratuitamente o CD para download.

Segundo descrição no próprio site, o projeto “Pequenos Compositores Piracicabanos” foi uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Terra Mater e pela Iandé – Educação e Sustentabilidade, por meio do edital “Pontinhos de Cultura” de 2010, do Ministério da Cultura. Seus objetivos são: valorizar a identidade étnica e cultural local; e contribuir com a inserção de temas socioambientais no cotidiano escolar, através da música e da brincadeira.

Os principais produtos do projeto estão neste encarte: o CD musical “De Rio e Risada”, cujas canções foram compostas coletivamente em ofcinas envolvendo crianças e interessados na cultura e questões socioambientais de Piracicaba; e o DVD “O Olhar que Enxerga o Belo”, um guia audiovisual de confecção de instrumentos musicais feitos com materiais reutilizáveis, os “brinquedos musicais”. Os temas presentes nas músicas abordam elementos da cultura e das questões socioambientais piracicabanas e foram escolhidos em rodas de conversa, que envolveram representantes de diferentes cenários ligados à atuação cultural e socioambiental.

Depois de escolhidos os principais temas uma pesquisa que envolveu leituras e entrevistas com músicos e outras referências da cultura local, norteou a realização das ofcinas de composição coletiva e a confecção dos cinco brinquedos musicais inspirados nas canções e seus temas. As ofcinas aconteceram com grupos de crianças das instituições: Casa do Amor Fraterno; Projeto Guri; Instituto Rumo; Casa do HIP HOP e Núcleo de Educação Ambiental/SEDEMA. Cada ofcina resultou em uma música deste CD. As outras canções foram compostas coletivamente pela equipe do projeto e convidados. O CD foi gravado em Piracicaba com a colaboração de diversos músicos da cidade e da região, sob a direção musical de Otiniel Aleixo. O DVD também foi gravado em Piracicaba com roteiro e direção de Hélio Sato e colaboração de Adriel Job no desenvolvimento dos brinquedos musicais.

Este material foi criado para contribuir para uma atuação inovadora de educadores locais, oferecendo a música contextualizada e a brincadeira como caminho para trabalharem as questões socioambientais e a valorização étnica e cultural de Piracicaba. Cada canção é acompanhada por um pequeno texto com reflexões e sugestões de aprofundamento sobre os temas trazidos por elas.

Para realizar o download, basta clicar aqui.

Fonte: Site da ONG Iandé (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário