sábado, 25 de fevereiro de 2017

Documentário sobre crise hídrica na Índia.


Pense. Se no Brasil, uma crise hídrica é triste e chocante ao ver o sofrimento dos pobres e miseráveis, imagine o que é uma crise hídrica na Índia, onde a população é 6 vezes maior, a desigualdade é mais acentuada e há diferenças de classes de seres humanos que é uma prática aceita culturalmente.



O vídeo, realmente, choca pelo sofrimento que essas pessoas estão passando. Cada morador na zona rural recebe 8 litros de água por semana! Não é por dia, é por semana!

Outra coisa que choca é a relação da água e da exclusão de gênero. Lá, coletar água é uma função iminentemente feminina. Assim, cabe às mulheres andarem quilômetros com vasilhas na cabeça carregando água para a casa.

A crise hídrica está se dando devido ao atraso das chuvas de monções nos últimos dois anos, atingindo principalmente a região de Punjab.

No caso de um homem, a sua mulher não estava dando conta. Assim, ele casou-se pela segunda e pela terceira vez para que mais mulheres pudessem sair a busca de água enquanto ele cuida do campo e dos animais.

O documentário está em inglês mas está com legenda disponível com tradução simultânea.

Conforme a descrição do próprio site:

The Indian state of Punjab is undergoing a severe water crisis. Once an agricultural leader in India, it’s now turning into a desert. Farmers and other rural dwellers are going bankrupt over the need to pay for water delivered from other regions. In this drastic situation, the number of suicides has skyrocketed, but the authorities deny that people are killing themselves over the water shortage.

Em tradução livre: o estado indiano de Punjab está sob uma severa crise hídrica. Onde foi uma vez uma agricultura promissora, hoje está se transformando em deserto. Fazendeiros e moradores rurais estão falindo devido a necessidade de pagar para entregar água vinda de outras regiões.

Nesta dramática situação, o número de suicídios disparou, mas as autoridades negam que as mortes sejam fruto da escassez de água.

Fonte: Canal da Russian TV no Youtube (aqui)



Nenhum comentário:

Postar um comentário