sábado, 11 de fevereiro de 2017

Pau-brasil vira gênero de árvore

Paubrasilia echinata: novo nome científico da espécie
Paubrasilia echinata
ED. 249 | NOVEMBRO 2016



A árvore de cerne avermelhado da Mata Atlântica que serviu de tintura no passado colonial, é usada como madeira do arco dos melhores violinos e está intimamente associada à designação de sua terra natal, mudou oficialmente de nome científico e virou a primeira e única espécie de um novo gênero. 

Pesquisadores do Canadá, Suíça, Reino Unido e Brasil fizeram análises filogenéticas com amostras do DNA de 173 das 205 espécies de plantas do grupo Caesalpinia e determinaram, entre outros resultados, que o pau-brasil é uma árvore tão distinta que faz jus a um gênero próprio (Phytokeys, 12 de outubro). 

A espécie, que Lamarck denominou Caesalpinia echinata em 1785, foi agora rebatizada de Paubrasilia echinata. Segundo os autores do trabalho, entre os quais o taxonomista de plantas Luciano Paganucci de Queiroz, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o pau-brasil apresenta material genético e traços morfológicos suficientemente diferentes para se tornar um gênero próprio. 

No estudo, os pesquisadores propõem uma reorganização taxonômica de todo o grupo Caesalpinia, até então dividido em 21 gêneros. Eles agruparam as espécies em 27 gêneros, sendo um deles o Ticanto, ainda de caráter provisório.

Fonte: Portal da FAPESP (aqui)

Nota do editor: para mim, isso é novidade. Não fazia ideia. Interessante, mas muitas placas estão com o nome antigo em Limeira por conta de nosso Projeto Pau-brasil que consistiu no plantio de um exemplar desta espécie em cada unidade escolar da Prefeitura de Limeira.

Abaixo, imagens de alguns plantios:

Exemplar plantado na CEIEF Arlindo de Salvo em 2015.

Exemplar plantado na CI Claudionor

Exemplar plantado na EMEIEF Major Levi

Exemplar plantado na CI Neusa Francisco


Já esta abaixo é o exemplar que plantei quando minha filha nasceu. Era uma mudinha pequenina mas como foi plantada na sombra, já passou dos 3 metros faz tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário