quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Guia de Ação pelo Clima orienta gestores municipais no combate ao aquecimento global


A imagem pode conter: texto

A publicação, realizada pelo ICLEI em parceria com o PCS e com apoio da Fundação Konrad Adenauer, é inédita no Brasil e está disponível em português e espanhol.

Por Luana Copini, da Rede Nossa São Paulo, com informações do ICLEI

Nesta quarta-feira (15), o Programa Cidades Sustentáveis e o ICLEI América do Sul lançaram o Guia de Ação Local pelo Clima, durante o I Encontro do Programa Cidades Sustentáveis com as prefeituras signatárias (gestão 2017 – 2020). A publicação, realizada em parceria pelas organizações e com apoio da Fundação Konrad Adenauer, é inédita no Brasil e está disponível em português e espanhol.

Produzido em linguagem clara e acessível, o Guia de Ação pelo Clima busca ajudar o gestor na elaboração e/ou revisão de uma Estratégia de Desenvolvimento de Baixo Carbono e Resiliencia. Ela oferece um roteiro prático para auxiliar a ação concreta do poder público municipal para o enfrentamento às mudanças climáticas, de forma a reduzir os impactos negativos sentidos com grande intensidade nas cidades, e gerar oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável.

Para Sophia B. N. Picarelli, gerente de Projetos do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade - Secretariado para América do Sul, o Guia traz uma agenda sustentável para ações municipais para combater o aquecimento global. "As cidades estão diretamente relacionadas com os desafios relacionados ao clima. 49% das emisssões de gases do efeito estufa vêm de atividades nas cidades". Sophia ainda destaca que o estudo é um material de orientação para que a agenda relativa ao clima seja aplicada de maneira transversal dentro dos setores administrativos.

Ao longo dos capítulos, são apresentados conceitos essenciais da ciência sobre as mudanças climáticas e seus impactos diretos nas cidades; um passo a passo para o gestor elaborar a estratégia do município; dicas para colocá-la em prática; casos nacionais de sucesso que podem ser seguidos; e lista de publicações, legislação e sites úteis sobre o tema.

Mais sobre o Guia de Ação Local pelo Clima

O Guia de Ação Local pelo Clima apresenta ainda importantes metodologias e conhecimentos oferecidos por organizações reconhecidas na área, como o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e o Programa Cidades Sustentáveis.

O passo a passo apresentado é baseado na Metodologia GCC – GreenClimateCities desenvolvida pelo ICLEI, que reúne importante acúmulo de conhecimento aplicado em cidades, como por exemplo em Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro que participaram do Projeto Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono - Urban LEDS (o Projeto contou com o envolvimento de 32 cidades ao redor mundo, dos mais variados tamanhos, incluindo oito municípios brasileiros, que testaram diferentes etapas da metodologia GCC).

Também são apresentados os casos de Palmas, cidade de São Paulo, Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Estado de Minas Gerais. O Guia também conta com uma versão em espanhol, que foi lançada em novembro de 2016 durante a XXI Cúpula da Rede Mercociudades, e foi baseada na versão original do Guia de Ação Local pelo Clima, elaborada em Português – focada no contexto brasileiro.

Sobre as organizações

ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade - Uma das principais redes globais de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, formada por mais de 1.500 estados e cidades de pequeno e médio grande porte em mais de 100 países. Na América do Sul, a rede ICLEI apoia mais de 50 membros na construção de cidades mais sustentáveis, de baixo carbono, resilientes, biodiversas, eficientes no uso de recursos, com infraestrutura inteligente e uma economia urbana verde e inclusiva.

Programa Cidades Sustentáveis - Realização da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e ­­''do Instituto Ethos, o PCS reúne uma série de ferramentas que contribuem para que governos e sociedade civil promovam o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros.

Fundação Konrad Adenauer (KAS) - Fundação política alemã, independente e sem fins lucrativos. Atua com base nos valores da União Democrata-Cristã (CDU), partido político alemão. Promove a Democracia, o Estado de Direito, os Direitos Humanos e a Educação Política, bem como a Economia Social de Mercado e o desenvolvimento descentralizado e sustentável.

Para baixar gratuitamente o Guia em Português, clique aqui. Para baixar em espanhol, clique aqui.

Fonte: Site do Programa Cidades Sustentáveis (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário