sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Em Paris, mictório em forma de vaso de plantas.



03/02/2017 02h00

Eles chegaram no fim de dezembro a uma calçada da rue de Bercy, perto da Gare de Lyon, que está entre as dez maiores estações de Paris. Na parte de cima, uma floreira com espécies perfumadas, como a lavanda, por exemplo. Na parte de baixo, um compartimento cheio de palha seca.

Uma abertura permite aos homens urinar em pé de frente para as flores diretamente no compartimento que tem palha. Esse é o esquema do Uritrottoir, mictório ecológico de rua. "La minivespasienne seche", alude aos banheiros públicos parisienses "
vespasiennes", também só para homens instalados a partir de 1834 na capital francesa. Em Paris, os banheiros de rua para mulheres só apareceram quase 150 anos depois.

Criados pela agência de design industrial Faltazi, alguns Uritrottoir devem ser instalados ainda no primeiro semestre de 2017 em Nantes, também na França, onde fica a empresa, e Lausanne, na Suíça, segundo os fabricantes.

O Uritrottoir é mictório seco. É um sistema fechado em que não há adição de água para diluir e conduzir a urina e nem de esgoto para coletar e jogar num sistema conectado. Usa dois resíduos orgânicos, a urina e a palha, para produzir um material útil. O nitrogênio da urina reage com o carbono da palha tirando o odor e criando um composto bom para o cultivo de plantas.

Segundo a empresa, o dispositivo pode ser colocado em locais públicos ou jardins privados. Após 600 usos, um sinal eletrônico é enviado para uma central e uma equipe vai ao local para colocar um novo refil de palha no compartimento de baixo e usar o composto para a floreira de cima.

A publicidade do Uritrottoir vende a ideia de que o equipamento pode reduzir o odor de xixi das ruas, e é voltada ao público baladeiro masculino. A empresa afirma que está pensando numa versão adequada ao público feminino.

Fundada em 2000 pelos designers Laurent Lebot e Victor Massip, a Faltazi tem outros projetos de equipamentos ecologicamente corretos. Em 2009, desenvolveu para um concurso de ideias inovadoras do consórcio francês VIA uma cozinha ideal. Apresentou no ano seguinte, em evento paralelo do Salão de design de Milão, o protótipo da Ekokook, com reaproveitamento de resíduos secos, tratamento de efluentes e uma composteira de minhocas.

Em 2011, começou a projetar o Uritonoir (mistura de urinol, o penico, e funil), destinado a fazendas, festivais e raves rurais. Trata-se de uma simples folha de polipropileno, que é vincada e dobrada em forma de funil para ser acoplada a um fardo de feno.

Em 2014, instalou a primeira composteira coletiva de rua, a Ekovore, em Nantes. A Ekovore recebe os resíduos orgânicos que os moradores levam voluntariamente e destina composto para jardins compartilhados nos bairros. A estrutura não requer fundação e tem área da compostagem, secador de material, tanque de água e telhado verde. Já existe em vários tamanhos.

Fonte: Folha de São Paulo (aqui)

Nota do editor: quem quiser buscar mais informações, pode acessar o site da empresa que comercializa o dispositivo. O link é http://www.uritrottoir.com/.

A imagem abaixo apresentada pelo site demonstra com mais informações como é o funcionamento.

Estão disponíveis três tamanhos que suportam 120, 240 e 600 "passagens".

Uritrottoir / Vespasienne Sèche / Iot

Nenhum comentário:

Postar um comentário