domingo, 25 de junho de 2017

Livro: Você quer falar melhor?

Resultado de imagem para livro voce quer falar melhor


Livro: Você quer falar melhor.
1977. Rio de Janeiro. Editora Bloch. 157 páginas.
Autor: Pedro Bloch

Comentários Gerais:

Peguei este livro no Pegue e Leve da Biblioteca de Limeira.
Num primeiro momento, pensei que fosse um livro com indicações de oratória, já que o nome me remeteu esta ideia.

Mas não, o autor era médico foniatra e teatrólogo. Nos primeiros capítulos, ele trata sobre a importância do que falar, acima do que falar.

O autor critica o preciosismo nas falas, mas usa e abusa desse preciosismo na escrita citando experiências próprias, palavreados complicados e textos redundantes.

Na segunda parte, ele apresenta mais a fisiologia da fala, com a função de cada órgão no sistema e uso como um todo.

E conclui apresentando alguns exercícios para melhorar o sistema fonatório, que em minha opinião, peca pelo excessivo uso de termos da saúde, como se estivesse num Congresso Médico ou num periódico do setor. Ou alguém que não seja da saúde sabe o que significa exercício em posição de decúbito frontal e lateral? Eu não sei.

Outra falha nesse momento foi a não utilização de imagens e diagramas para os exercícios, o que dificulta muito o processo. Pode ser que a ausência de diagramas seja por questões gráficas do momento em que o livro foi editado. Claro que essa dificuldade não deveria ser por ausência de tecnologia, mas talvez para não aumentar os custos da produção editorial.

Uma curiosidade é que o autor expressa laringe como substantivo masculino, sempre como o laringe. Que eu saiba, hoje é entendido como substantivo feminino: a laringe.

Concluindo, não curti o livro. Conclui a leitura mais para não abandonar a empreitada. Mas toda leitura vale a pena.

Para saber mais da biografia do autor, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário