quinta-feira, 8 de junho de 2017

Governo autoriza R$ 780 milhões para as barragens de Pedreira e Amparo


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, tabela e área interna

Obra é defendida pelos Comitês PCJ e seu braço executivo, a Agência PCJ, como uma importante alternativa de abastecimento para a região das Bacias PCJ no período de estiagem.

O governador Geraldo Alckmin assinou na tarde desta quarta-feira, dia 7, a autorização para a construção, pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), das barragens de Pedreira e Duas Pontes, em Amparo. A obra é uma importante garantia de segurança hídrica para a região das Bacias PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), defendida como alternativa de abastecimento de água pelos Comitês PCJ e Agência PCJ.

A cerimônia foi no Palácio dos Bandeirantes e acompanhada pelo diretor presidente da Agência PCJ, Sergio Razera. Os recursos fazem parte de contrato assinado entre o DAEE e o CAF (Banco de Desarrollo da América Latina). No total, serão investidos R$ 782 milhões na construção dos reservatórios. A licitação deverá ser lançada ainda esta semana. A previsão é de que as obras tenham início no segundo semestre deste ano.

As novas barragens da bacia do PCJ - Pedreira, no rio Jaguari, e Duas Pontes, no rio Camanducaia, em Amparo - serão construídas abaixo do complexo Cantareira e têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem.

O reservatório de Pedreira ocupará uma área de 4,3 km², terá capacidade para acumular 31,9 milhões m³ de água e vai permitir uma vazão regularizada de 8,5 mil l/s. O reservatório Duas Pontes, em Amparo, deverá ocupar uma área de 8,8 km², terá capacidade para 53,4 milhões m³ e vai permitir uma vazão regularizada de 8,7 mil l/s.

De acordo com o DAEE, o conjunto vai beneficiar diretamente a mais de 5,5 milhões de habitantes em 22 municípios da região: Amparo, Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Campo Limpo, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.
Os imóveis para construção dos reservatórios já foram declarados de Utilidade Pública (Decreto DUP nº 60.141 de 11/02/2014). O DAEE possui também a Licença Ambiental Prévia, emitida pela CETESB em 25 de agosto de 2016.

“A crise hídrica nos trouxe muitas lições, uma delas foi planejar e implementar obras e projetos que possam nos ajudar nos momentos de estiagem aguda ou nos eventos que teremos a partir das mudanças climáticas. As duas barragens serão essenciais para as Bacias PCJ", ressaltou Razera.

Fonte: Agência PCJ (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário