segunda-feira, 6 de março de 2017

Zôo recebe visita de alunos do João Fischer



Para marcar o “Dia mundial da vida selvagem” e o “Dia mundial do combate ao tráfico de animais silvestres”, nesta sexta-feira (3), o Zoológico de Limeira recebeu um grupo de alunos do Centro Educacional João Fischer Sobrinho, das áreas de deficiência visual e auditiva, que é mantido pelo Ceprosom.

Os alunos aprenderam um pouco mais sobre os hábitos e características de cada animal, entre eles, araras, papagaios e felinos. Na sequência, os integrantes da escola visitaram a exposição permanente, onde puderam manusear penas, ovos, dentes, carapaças, peles e crânios de animais silvestres.

Segundo a psicóloga do João Fischer, Tatiana Dalfré, a iniciativa propicia o contato dessas pessoas com vários estímulos, favorecendo a aprendizagem e a socialização. “A proximidade com a natureza permite a aquisição de novos conceitos e ampliação do conhecimento”, disse.

O aluno da escola, André da Silva Nascimento, de 27 anos, que visitou o local pela primeira vez, estava animado com as informações sobre os animais. “Achei bem legal aprender sobre o habitat e a alimentação dos animais, principalmente das corujas”, destacou.

A chefe de serviços do Zoo, a bióloga Ana Cláudia de Abreu Sorg, salientou que a data serve de alerta sobre a necessidade de preservação dos animais e do meio ambiente. Ela informou que grande parte dos 250 animais do zoológico é proveniente de abandono ou de apreensões da Polícia Ambiental, como papagaios, maritacas, cobras, jabutis e saguis.

Muitos animais chegam machucados, debilitados ou com graves problemas nutricionais devido à alimentação inadequada que receberam no cativeiro. De acordo com a bióloga, quando é possível eles são reintroduzidos ao seu habitat, no entanto, a maioria não têm condições de voltar à natureza. “Os zoológicos exercem importante função na sociedade, seja através dos projetos educativos e de pesquisas que desenvolve, seja na conservação das espécies silvestres”, observou.

O zoológico está aberto de quinta e sexta, das 9h às 15h, e de sábado e domingo, das 9h às 16h. Visitas monitoradas ocorrem de terça a sexta-feira e devem ser agendadas pelo telefone 3442-7418. O zoo localiza-se no Horto Florestal de Limeira, na Via Jurandyr Paixão de Campos Freire, km 4.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Limeira (e-mail)





Nenhum comentário:

Postar um comentário