quinta-feira, 9 de março de 2017

Prefeitura lança programa de plantio de árvores frutíferas



Uma Cerejeira-do-rio-grande (Eugênia involucrata) foi escolhida para marcar o primeiro plantio de árvore frutífera nativa na cidade, de acordo com projeto da Prefeitura de Limeira, implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. A ação ocorreu nesta quarta-feira (8), na calçada da rua Farmacêutico Jacob Fanelli, localizada na Vila São João. A espécie substituiu outra árvore, uma 'pata de vaca' derrubada pelas chuvas do final do ano passado.

Segundo o secretário da pasta, Paulo Trigo, a cerejeira-do-rio-grande é uma árvore de médio porte, que produz frutos suculentos de sabor doce e pouco ácidos. “É uma espécie nativa da região Sudeste”, afirmou. A planta levará de dois a três anos para dar frutos. Ele ressaltou que a ideia da prefeitura é usar as frutíferas para substituir outras espécies que caíram ou foram removidas por causas diversas. O processo de substituição será feito gradativamente.

As espécies selecionadas para o programa municipal são adequadas para o plantio em calçadas, pois têm copas menores e não provocam danos ao passeio público. Trigo informou, ainda, que um dos maiores benefícios dessas árvores é a capacidade de recomposição da fauna urbana.“Sempre que o morador tiver interesse, poderá ligar no sistema 156 e solicitar o plantio de uma árvore frutífera em frente de casa”, ressaltou. Ele frisou que a opção pela espécie, frutífera ou não, caberá ao munícipe. “Nossa ideia é incentivar a arborização da cidade. Quem preferir, poderá escolher uma planta ornamental, dentro daquelas selecionadas pelo município”.

A cerejeira foi plantada em frente ao imóvel de João Francisco Stradiotto, de 57 anos, que sempre morou na Vila São João e presenciou a diminuição da cobertura vegetal do bairro com o avanço do processo de urbanização. Favorável ao projeto da prefeitura, ele cultiva em casa três amoreiras que transpassam o muro do imóvel e estendem seus galhos sobre a calçada, atraindo a vizinhança no período em que ficam carregadas de frutos. “As árvores frutíferas atraem mais pássaros. A imagem da cidade também fica mais bonita”, mencionou.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)




Nenhum comentário:

Postar um comentário