sábado, 4 de março de 2017

Programa Cidades Sustentáveis lança Anexo do Guia de Gestão Pública Sustentável

Início




O material apresenta os 260 indicadores básicos do Programa Cidades Sustentáveis e suas correlações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo as metas propostas pela ONU.

Por Luana Copini, da Rede Nossa São Paulo

Foi apresentado hoje (15/02), em São Paulo, o Anexo do Guia de Gestão Pública Sustentável contendo os indicadores do Programa Cidades Sustentáveis e suas correlações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. O lançamento foi realizado durante o I Encontro do Programa Cidades Sustentável (PCS) com as prefeituras signatárias (gestão 2017/2020).

O Anexo do Guia apresenta os 260 indicadores básicos do Programa Cidades Sustentáveis e suas analogias com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo as metas propostas pela ONU.  O trabalho expõe a descrição de cada indicador, bem como as variáveis que os compõem, método de cálculo, eixo do Programa Cidades Sustentáveis ao qual estão associados, número do ODS e número da meta do ODS relacionado. O material traz ainda orientações para a elaboração do Plano de Metas.

Além da exibição do Anexo, Clara Meyer, coordenadora de Indicadores da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, apresentou a nova Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, já com os novos indicadores incorporados.

Para Clara, a publicação é um complemento que traz detalhadamente todos os indicadores já descritos no Guia de Gestão Pública Sustentável. A riqueza de detalhes é o que o torna uma ferramenta importante na alimentação dos indicadores na Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis. É um material prático e técnico para auxiliar na capacitação dos gestores municipais.

Sobre o Guia de Gestão Pública Sustentável

Fonte de informação para planejamento, gestão e tomada de decisões na administração pública, o Guia de Gestão Pública Sustentável visa contribuir para a capacitação de gestores públicos municipais e organizações da sociedade civil em diversas cidades brasileiras, para implementarem indicadores e planos de metas que contemplem o desenvolvimento sustentável.  Na versão atualizada o Guia GPS incorpora, dentro de seus 12 eixos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que reúnem 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.

Clique aqui e confira o Guia de Gestão Pública Sustentável

Clique aqui e confira o Anexo do Guia de Gestão Pública Sustentável

Fonte: Site do Programa Cidades Sustentáveis (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário