sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Novo Zoológico Municipal é inaugurado com participação de estudantes


O novo Zoológico Municipal de Limeira foi inaugurado nesta quarta-feira, 19 de novembro, com a presença do prefeito Paulo Hadich e demais autoridades do município. O evento contou com a participação de crianças, alunos da EMEIEF Deputado Laercio Corte, que soltaram balões biodegradáveis com sementes de árvores nativas, como ipês-roxos, rosas, amarelos, entre outros. A ocasião ainda contou com uma benção feita pelo frei franciscano, Flaerdi Valvassori.

“Com alegria que inauguramos mais que um zoológico, mas sim um local de lazer e educação ambiental, onde se encontra a convivência fraterna e solidária entre seres humanos e animais”, destacou Hadich.

O novo zoológico, anexo ao Horto Florestal da cidade, conta com uma área de 40 mil m2 e uma nova concepção com a substituição de grades por vidros em alguns dos recintos, como é o caso local destinado aos felinos e à jiboia. O objetivo é facilitar a visão dos visitantes, bem como ampliar a noção de espaço dos animais. As entradas são gratuitas e o horário de funcionamento é das 10h às 15h.

O local tem capacidade para receber visitas de 900 pessoas por vez estará aberto ao público nas quintas, sextas, sábados e domingos. Nas terças e quartas-feiras o zoológico funcionará apenas para visitas de grupos previamente agendadas e monitoradas. Os agendamentos podem ser feitos apenas nas segundas-feiras, pelo telefone 3442 2775.

Além disso, o zoo conta ainda com espécies em extinção como mico-leão-dourado, lobo-guará, onça-pintada, onça-parda, anta, mutum-do-sudeste, micos de cara dourada, jacuguaçu, papagaio-chaua, entre outros.

O plantel do zoo, como é denominado o coletivo dos animais selecionados, conta com cerca de 200 animais, entre aves, répteis, mamíferos e felinos, que estiveram em período de adaptação por aproximadamente três meses. Até a inauguração, os animais foram observados e monitorados pelos veterinários do Zoológico. “Toda rotina de tratamento e comportamento é acompanhado minuciosamente pela equipe”, salienta o veterinário, Danielo Mazon.

A capacidade total do zoo é de 350 animais. “Temos condições de ampliar, mas pretendemos fazer isso de forma gradativa. Vamos verificar quais mais animais será interessante que tenhamos condições de ter no zoo, visando os programas nacionais e internacionais de conservação das espécies”, explica diretora de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Giuliana C. M. Mercuri Quitério Buzolin.

“Reafirmamos um compromisso com Limeira e acreditamos que estamos oferecendo à cidade um local pra se aprenda sobre conservação da fauna silvestre, além de ser um local para que se aprenda muito sobre conscientização de todo meio ambiente” comentou Giuliana.

A infraestrutura do zoológico ainda apresenta quatro salas de educação ambiental para as visitas de estudantes. Entre eles, a zooteca, espaço interativo com o intuito de reforçar a necessidade da preservação do meio ambiente e ensinar sobre a fauna e a flora, além dos recursos naturais do Brasil. Além disso, a equipe já conta com uma profissional que acompanhará as visitas monitoradas de escolas e demais grupos organizados. O estacionamento tem aproximadamente 200 vagas.

Na inauguração, além dos estudantes, participaram jovens do Gávea [sic] Grupo de Amigos para Valorização da Infância e Adolescência, moradores da Vila Dignidade e atendidos pelo Centro de Educação João Fischer Sobrino (área surdez). Foram entregues materiais educativos também. No período de adaptação dos animais, o zoo recebeu visitas monitoradas. Foram cerca de 150 pessoas, divididas em três diferentes visitações.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nota 1: a sigla correta é GAVIA e não Gávea

Nota 2: o Robert do Tigrão ser tampado na foto pelo vereador Farid Zaine foi o melhor. Quer se aparecer tanto que o próprio acaso o escondeu! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário