terça-feira, 18 de novembro de 2014

Festival pelo uso consciente da água lota Parque Cidade


Com a proposta de oferecer um dia inteiro voltado para atividades que reforcem o valor da água e a importância do consumo inteligente, a Odebrecht Ambiental, com o apoio da Prefeitura de Limeira, realizou o festival Juntos pela Água no sábado, 15 de novembro, no Parque Cidade.


O prefeito Paulo Hadich acompanhou a caminhada de abertura da programação, que saiu do Parque Cidade, ao som da Street Band, seguiu até a prefeitura e retornou ao parque. Segundo o diretor de concessão da Odebrecht Ambiental, Tadeu Ramos, o evento e a caminhada tiveram a intenção de chamar a atenção das pessoas para a questão da cidadania. "O uso consciente da água é uma questão de cidadania, afinal a água é de todos. O evento de hoje é um reforço a favor da economia máxima e do desperdício zero". Ramos recomendou o uso de água somente para o que é essencial ao consumo humano.


Para Hadich, o importante é entender nossa relação com a água neste momento. Segundo o prefeito, pequenas mudanças de comportamento têm permitido que Limeira enfrente esse problema com qualidade. "A população está colaborando e isso tem surtido um efeito muito positivo, mas temos que pensar não só no futuro próximo, como também em como enfrentaremos esse tipo de problema mais para frente", afirmou.


Apresentado pelo jornalista e ex-integrante do programa CQC, Rafael Cortez, o festival contou com show de acrobacias da companhia Nau de Ícaros, sessões de contação de histórias para as crianças, workshops conduzidos pelo artista plástico Achiles Luciano, oficinas criativas para a confecção de ecobags e brinquedos, reutilização de copos de plástico para a construção de terrários, apresentação da Orquestra Jovem de Limeira, grafite digital e show de luzes.


O evento teve a participação do Ceprosom, das secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Esportes, Mobilidade Urbana, Educação e de entidades e organizações da sociedade civil como Sesi; Associação Limeirense de Atletismo (ALA); Winner/Limeira Basquete; Cirurgiões da Alegria; Pátio Limeira Shopping; Orquestra Jovem de Limeira; Street Band e Consórcio PCJ.


A população também pôde prestigiar a exibição dos 12 melhores desenhos participantes do Concurso “Um mundo + colorido”, que envolveu crianças da rede de ensino de Limeira. Além da participação dos ecocoletores do projeto Reciclar Solidário, a praça de alimentação contou com food trucks e estandes das entidades Centro Social Sul, Ainda (Associação Integrada de Deficientes e Amigos) e Asilo João Kühl Filho.


A arquiteta Karina Malavasi prestigiou o evento e elogiou a iniciativa. "Acredito que um festival desse porte é essencial para disseminar a informação de que a situação é crítica e devemos mudar nossos hábitos", comentou. A advogada Mariana Tellis ressaltou a importância de eventos como esse. "Se a população percebe que o poder público está se movimentando para levar uma mensagem sobre a falta de água, ela começa a perceber automaticamente que o assunto é sério e que deve ser levado em consideração", afirmou.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário