terça-feira, 4 de novembro de 2014

​​Hadich alerta sobre consumo de água e estabelece meta de redução em mais um terço



O prefeito Paulo Hadich alertou nesta sexta-feira, 31 de outubro, em coletiva de imprensa realizada na Prefeitura de Limeira, sobre a necessidade da redução ainda maior do consumo de água para evitar o comprometimento do abastecimento no município. A meta é que o consumo diminua em pelo menos um terço, baixando dos atuais 60 mil metros cúbicos por mês para 40 mil metros cúbicos/mês. Em outubro, a redução foi de 9%.

Segundo Hadich, é necessário o comprometimento de toda a população para atingir essa meta, já que a capacidade da reserva técnica usada hoje para abastecer a cidade é de mais 21 dias se o nível de consumo for mantido no mesmo patamar. “Esse esforço para reduzir em um terço o consumo depende de cada um de nós”, afirmou.

O diretor da Odebrecht Ambiental, Tadeu Ramos, disse que a reserva técnica vem sendo usada desde o dia 20 de outubro, quando a captação no rio Jaguari deixou de ser possível. “Tínhamos a previsão de 30 dias, que vem se confirmando”, declarou. Ele considera que a redução de um terço no consumo garantirá o abastecimento em novembro até que comece o período de chuvas. “É preciso aumentar o sacrifício, usando água apenas para consumo humano e com economia.”

Para o presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Osmar da Silva Junior), caso Limeira não tivesse investido na redução das perdas, tendo uma estrutura de países desenvolvidos, a situação estaria pior.

O prefeito disse que já existe um plano elaborado caso o consumo não seja reduzido e as chuvas não venham. “A possibilidade de racionamento existe, mas não é nossa primeira opção. No começo da semana faremos uma nova avaliação e tudo dependerá do comportamento do consumo”, citou.

A prefeitura vem trabalhando campanhas de conscientização, em especial a campanha “Aqui Tem Consciência”, desenvolvida em parceria com a Odebrecht Ambiental. Publicou ainda decreto de emergência prevendo multas contra o desperdício, situações específicas para lava-rápidos e postos de combustíveis e criou o Gabinete de Gestão de Crise. Até agora, foram 1.093 denúncias feitas ao telefone 156, 145 notificações e 50 multas. Ao todo, 14 fiscais trabalham diariamente e contam com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal).

Um mapeamento de poços artesianos e represas particulares também foi elaborado, podendo em caso de necessidade extrema ser feita a captação nestes pontos. “A população será avisada com antecedência de qualquer medida. O ideal é que seja trabalhada a conscientização”, disse Hadich.

Fonte: recebido por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário