segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Pinheiro é decorado com produtos descartados irregularmente em áreas verdes de Limeira



Com o objetivo de contribuir com o Dia da Consciência Ecológica, comemorado no dia 22 de dezembro, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades decorou um pinheiro de Natal com produtos irregularmente descartados em áreas verdes do município.

De acordo com o diretor de Parques Ambientais e responsável por Educação Ambiental da secretaria, Tiago Valentim Georgette, na base do pinheiro, que fica no Parque Cidade, em frente à secretaria, foram colocados vários “sacos de presente”, com lixos destinados aos rios como o Ribeirão Tatu, Barroca Funda e Graminha. “Esta data é para repensarmos nossas atitudes ambientais. Quando chega este período de festas, parece que os problemas ambientais desaparecem e pensamos em comprar, consumir, utilizar e descartar. Infelizmente, muitos destes descartes são feitos em áreas verdes, beira de córregos e terrenos. Isso acarreta sérios problemas para toda a comunidade do entorno”, disse.

Segundo dados da secretaria, em 2013 foram gastos mais de R$ 7 milhões com limpeza de áreas verdes, mesmo o município oferecendo coleta de lixo três vezes por semana em toda cidade, Operação Só Cacareco com visitas mensais e 11 ecopontos à disposição da população. “Se nós não compreendermos que as áreas verdes são patrimônios de toda a população limeirense, não haverá recursos suficientes para dar conta desta sujeira”, alertou.

Chico Mendes


Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como "Chico Mendes" (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988), foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Sua intensa luta pela preservação da Amazônia o tornou conhecido internacionalmente e foi a causa de seu assassinato. O líder sindical e seringueiro Chico Mendes foi assassinado no dia 22 de dezembro de 1988, em Xapuri, no Acre, vítima de um tiro de espingarda calibre 20. O crime foi atribuído a Darly Alves da Silva e seu filho Darci Alves Pereira.*

Georgette lembra que esta data faz parte do calendário ambiental do município, que integra a Política Municipal de Educação Ambiental de Limeira, votada e aprovada na sessão da última quinta-feira, 19 de dezembro, na Câmara Municipal.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Semana do Natal: o que é mais importante para você?
Pensando nisso e no Dia da Consciência Ecológica, resolvemos fazer essa montagem para que todos reflitam sobre o excesso de consumo nesta época.
Presentar as pessoas queridas é salutar, mas não podemos esquecer-nos de nossas responsabilidades socioambientais.
Não somos os únicos no mundo e os recursos são escassos sim.
Um ótimo Natal a todos, mas com responsabilidade!


Mais fotos do pinheiro:






Nenhum comentário:

Postar um comentário