sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Limeira cai em ranking e perde recursos

Cidade teve desempenho ruim em programa estadual

A nota de Limeira no ranking de municípios avaliados pelo Programa Município Verde Azul, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, foi de 83 para 65 neste ano, colocando a cidade na posição 187. Com uma colocação ruim, devido à nota inferior a 80, Limeira ficará sem receber recursos do governo estadual para investimento em ações ambientais. No ano passado, com nota 83,58, a cidade ocupava a posição 101 e recebeu o selo do programa. Neste ano, com uma avaliação pior, Limeira ficou sem recursos. "Ainda não sei dizer o motivo que levou a cidade a ficar mal avaliada em relação ao ano passado. Apresentamos relatórios dentro de todos os itens. Vamos esperar a secretaria divulgar as notas individuais, por item, para sabermos onde está o problema", declarou o diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Limeira, Tiago Valentim Georgette.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado divulgou anteontem a lista das 67 cidades certificadas como prioritárias para obter recursos do governo, sendo todas avaliadas com nota superior a 80. A primeira colocada foi Sorocaba, com nota 96,5. Americana ficou em 5º lugar; Campinas, em 14º, e Santa Bárbara d'Oeste, em 29º. Iracemápolis teve nota 29 e ocupa a 403ª posição. Já Cordeirópolis, a 446ª, com nota 20, ou seja, ambas ficaram fora da lista de municípios contemplados com os recursos. "A avaliação deste ano também foi mais exigente. Muitas cidades que receberam o selo ano passado não conseguiram neste ano. Mas isso não justifica o fato de Limeira ter ficado fora. Vamos checar todos os relatórios do programa e tomar providências", falou Georgette.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. "O que pode ter acontecido de um ano para o outro é que algumas ações, que estavam sendo feitas até 2012, foram interrompidas neste ano. Mas elas pararam porque vamos transformá-las em projetos e isso leva tempo", justificou.

Ainda para este ano, Georgette prometeu apresentar a Política Municipal de Educação Ambiental, que foi desenvolvida ao longo do ano. "A elaboração da lei de educação ambiental demorou porque optamos por contar com a participação da comunidade. Na segunda-feira, já vamos apresentar o projeto pronto ao prefeito e, depois, ele deve seguir para votação na Câmara", adiantou.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário