terça-feira, 10 de novembro de 2015

Programa Profissão Repórter sobre Lixão.



Este programa é muito emblemático sobre o tema a gestão dos resíduos sólidos no Brasil.

Primeiro, entendo que jamais, o tema do encerramento dos lixões pode ser analisado pelo ponto de vista da aquisição de recursos por parte de pessoas menos esclarecidas. Essas pessoas, tem sim , direito a ter uma transição para um trabalho mais digno e jamais poderão ser jogados à míngua. Mas essa fonte de renda não pode ser motivo para postergar essa ação. Ninguém analisa e é contra ao combate ao tráfico de drogas porque ele gera renda: são problemas distintos!

O Brasil conviveu muitos anos com os Lixões, mas com o aumento da renda e da complexificação dos resíduos, isto passou a ser cada dia mais difícil e necessário o seu fim.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei 12.305/2010, foi protocolado como um projeto de lei em 1991, e passou quase 20 anos para ser aprovada, e quando a lemos, percebemos que ela ainda é demais moderna para o Brasil que vivemos. Nela, já estão contidas avanços que o Brasil parece não estar tão pronto para isso. Mas, ela tem o potencial de fazer o nosso país avançar. São desafios que nossa sociedade tem que enfrentar e superar.

Neste aspecto, o trabalho realizado pela CETESB no estado de São Paulo é digno de prêmios. Com as análises anuais realizadas em todos os destinos dos resíduos sólidos no estado de São Paulo, através do IQR (Índice de Qualidade dos Aterros), gerou uma busca de melhorar as estruturas de destinação final no estado e hoje, menos de 4% dos resíduos são destinado  a lixões.

Temos que trabalhar a coleta seletiva e neste desafio, não há um agente, mas todos somos agentes necessários para que isso de fato aconteça. O Poder Público, as empresas e a sociedade em geral é responsável pela boa gestão do processo. Somente assim, podemos conseguir dar o destino adequado dos resíduos, não aterrando-o em um Aterro Sanitário.

E esse processo, necessariamente, deve passar pela redução de consumo, pela reutilização dos materiais, pela reciclagem dos resíduos possíveis e, finalmente, dar o destino adequado nos resíduos que são rejeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário