terça-feira, 10 de novembro de 2015

Onça-preta de São Carlos vem a Limeira para projeto de preservação da espécie


Em uma ação de preservação da espécie onça-preta, uma variação para o melanismo da onça-pintada, o Zoológico Municipal de Limeira recebe uma visita especial. A onça Vivi, de São Carlos (SP), chegou ao Zoo do município neste mês para cruzar com o macho chamado de Negão, que vive em Limeira há 8 anos. Vivi passou por um período de adaptação ao local e, agora, os dois já convivem no mesmo recinto. A bióloga Ana Cláudia Sorg explicou que o processo de reprodução pode ser demorado. “A nossa equipe técnica e os tratadores os monitoram o tempo todo. A noite eles ficam separados e depois os colocamos juntos. Eles estão começando a se acostumar”, disse.

De acordo com o biólogo e diretor do Parque Ecológico de São Carlos, Fernando Mugnani, a onça-preta é ameaçada em seu ambiente natural. “Em algumas regiões do Brasil, ela está quase extinta. O nosso objetivo é revigorar a população dessa variedade e contribuir para a reintrodução da espécie na natureza”. Após esse trabalho, uma outra onça-preta, de Bauru, virá à Limeira para passar pelo mesmo processo. Nos zoológicos , essas são as únicas onças-pretas nos zoológicos do estado de São Paulo.

Mugnani frisou que após a onça ficar prenha, ela voltará à cidade de origem para concluir a gestação. “Essa espécie só se une no período de reprodução. Então, a fêmea cuida sozinha dos filhotes e, por isso, nós respeitaremos esse fato natural”, ressaltou. A expectativa é que deste cruzamento nasçam filhotes saudáveis e que possam contribuir com a conservação dessa espécie. A onça-preta normalmente gesta de dois a quatro animais. A transferência da onça entre as cidades foi feita de acordo com as necessidades biológicas do animal.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário