terça-feira, 3 de novembro de 2015

Alunos de Limeira fazem exposição de trabalhos sustentáveis


“Por um mundo mais sustentável e uma vida mais saudável”, esse foi o tema escolhido para o projeto ambiental desenvolvido com os alunos do ensino fundamental da Emeief Prada. A iniciativa visa conscientizar as crianças e a comunidade escolar sobre a ligação entre saúde e sustentabilidade. Para a realização do projeto, a escola contou com o apoio das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. A primeira Mostra Científica dos trabalhos ocorreu nesta manhã de quinta-feira, 29 de outubro, no pátio da escola, com a participação dos pais.

O evento contou com apresentações teatrais, que foram reproduzidas por meio de obras da literatura infantil brasileira, com a finalidade de mostrar aos pais e a comunidade os motivos de cuidar do meio ambiente. As crianças ainda participaram de palestras com o secretário do Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, e com o diretor de Educação Ambiental, Tiago Georgette.

O projeto sustentável começou a ser desenvolvido a partir do segundo semestre deste ano (2015) com as crianças que fazem parte da sala de recurso, mas a ideia de fazer um jardim na escola partiu da aluna do 3º ano, Patrícia Godoy dos Santos, de 8 anos. “Eu tinha um sonho de fazer um jardim aqui na escola. Eu sempre pedia para as professoras. A parte mais legal de se fazer um jardim é plantar. Em casa tenho uma roseira que eu plantei com a ajuda da minha avó”, explicou Patrícia.

Segundo a professora Débora Aparecida Gomes Boriollo Elias, o projeto foi tão positivo que passou a ser desenvolvido com todos os alunos da escola. “Cada turma escolheu um tema sustentável para trabalhar. Todo material utilizado para fazermos a horta foi conquistado por meio de doação”, afirmou.

De acordo com a diretora da escola, Regina Helena Baron Freire, é importante que as crianças entendam e transmitam aos pais a informação que plantar árvores, consumir alimentos saudáveis, usar plantas medicinais, não são apenas atitudes sustentáveis, mas também saudáveis. “Destacamos a importância de plantarmos nossa própria horta para estimular as crianças a consumirem alimentos mais saudáveis e com menos agrotóxicos.

Durante a Mostra houve uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, além de oficinas de reciclagem, que abordaram a reutilização de materiais recicláveis, cuidados com o solo, alimentação saudável, bem como os motivos da arborização urbana para uma melhor qualidade de vida. Quem prestigiou o evento ainda recebeu panfletos com orientações de como cuidar e proteger os animais.

Jornalista: Vanessa Ferreira
Fotografias anexadas. Créditos: Adilson Silveira

Fonte: Prefeitura de Limeira (e-mail)















Nenhum comentário:

Postar um comentário