sábado, 29 de junho de 2013

Convênio irá aumentar na coleta seletiva

Cooperativa que já existe na cidade também será beneficiada.

A Prefeitura de Limeira deve assinar na segunda-feira um termo de cooperação entre a Coopereli (Cooperativa de Reciclagem de Limeira), a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e a ABIPLA (Associação Brasileira de Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins) com o objetivo de fortalecer a coleta seletiva na cidade. "Essas duas associações nos procuraram no início do ano porque elas assinaram um acordo com o governo do Estado de São Paulo - "Dê a mão para o futuro" -, onde se comprometem a retirar do meio ambiente todo o resíduo que elas geram", explicou o diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Tiago Valentim Georgette.
O programa "Dê a mão para o futuro" atua por meio do conceito de responsabilidade compartilhada e, em São Paulo, é aprovado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). O acordo prevê que as associações invistam na qualificação dos cooperados, na aquisição de equipamentos para a cooperativa aprimorar a produtividade e na divulgação da coleta seletiva para aumentar o material coletado.
Atualmente, Limeira possui apenas dois caminhões de coleta seletiva, que segundo o diretor, atendem apenas a região central e o entorno. Estudos estão são feitos para aumentar o atendimento nos outros bairros.
Ainda de acordo com Georgette, apenas 16 cidades no Estado foram escolhidas para a parceria. "Segundo as associações, eles escolheram Limeira pelo porte da cidade, por já ter uma cooperativa e por ter o selo do Programa Município Verde Azul", afirma.
Depois de assinado o termo, a logística do processo de reciclagem continuará a mesma. Todo o material reciclável coletado seguirá para a Coopereli, onde eles os selecionam, prensam e vendem. "A cooperativa tem total liberdade de comercialização", ressalta o diretor do Meio Ambiente. "O que a cooperativa terá que fazer é apresentar relatórios mensais com a quantidade de material recolhido e vendido", completa.
Diariamente, o aterro sanitário de Limeira recebe cerca de 190 toneladas de materiais diversos. Destes, a estimativa da Secretaria do Meio Ambiente é que de 60% a 70% poderiam ser reciclados. São considerados materiais recicláveis papel, plástico, vidro e metal.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário