terça-feira, 4 de agosto de 2009

Câmara de Limeira como Balcão de Solicitações.


Venho participando das sessões da Câmara de Limeira desde o mês de março deste ano. Ou vou pessoalmente ou assisto depois pela Internet através da transmissão que tem no site da Câmara.

Uma coisa está bem clara: quando há participação do povo, tudo muda! Os vereadores discutem mais os projetos, as votações são mais no interesse do povo e podemos ver que eles agem mais por eles e não pelo que foi "mandado" fazer.

Mas uma coisa me entristece muito e ontem, dia 3 de agosto, isso ficou muito claro. Para a população de Limeira, a Câmara é apenas um balcão de solicitações. Um grupo chega, assiste a votação do projeto de interesse deles ou fala o que tem que falar e vão embora... como se os outros pontos discutidos não fossem também do interesse deles!

Assim aconteceu ontem com os representantes das cooperativas de reciclagem, do mister e das misses de Limeira e com a população de bairros rurais de Limeira.

Sinto que aí que se encontra o problema de nossa participação popular. Não vemos as atividades públicas como extensão de nossa realidade. Parece que os vereadores estão lá para atender casos específicos... e é por isso que assistimos votações pré-marcadas porque o interesse é só de alguns, mas NÃO. O interesse lá decidido é sempre de todos porque se não interessa você diretamente, interessa depois quando as contas são pagas com o seu tributo.

Reclamamos de pagar os impostos mas não acompanhamos onde esse recurso é empregado e aí, o céu é o limite porque sempre são necessários mais recursos...

A questão da cidadania ainda é longe de muitos, infelizmente, mas não podemos nos desmotivar e sim lutarmos para que cada um assuma a sua fatia de responsabilidade que é a gestão de nossa cidade, de nosso estado, país e não esquecendo em época de crise ambiental, o mundo, já que essa única aeronave chamada "Terra" é a única que temos, e temos que cuidar bem dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário