sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Publicação “Juntos na gestão da Água” é lançada e narra as ações do Consórcio PCJ durante a crise hídrica




O Consórcio PCJ lançou no último dia 30 de novembro, durante o Seminário de Avaliação do Projeto “Gota d’Água”, a publicação “Juntos na Gestão da Água”, na qual a entidade conta todas as atividades e resultados, durante o período de crise hídrica que assolou todo o Estado de São Paulo entre 2013 e 2016. 

O evento aconteceu no Museu da Água, em Indaiatuba (SP) e contou com a presença Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE), o Eng. Sandro de Almeida Lopes Coral, da diretora de planejamento do SAAE, Vanessa Kuhl, e da Assessora de Comunicação, Renata B. Coutinho, do vereador do município de Rio Claro, Júlio Lopes, o secretário de meio ambiente de Bragança Paulista, Francisco Chen, do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz e da gerente técnica da entidade e responsável pelo programa de Educação e Sensibilização Ambiental, Andréa Borges, e demais participantes do Projeto “Gota d’Água”.

O Superintendente do SAAE destacou a importância do Consórcio PCJ nas atividades parceiras de sensibilização da comunidade de Indaiatuba, como o apoio para a inauguração do Museu da Água. “Esse espaço é um local que une o lúdico com educação, além de permitir a conscientização da preservação das nascentes e área do entorno da Represa do Cupini, primeira captação de água do município e que abastece a cidade desde 1937”, comentou Coral.

A diretora de planejamento do SAAE destacou em sua fala um dos pontos relatados na publicação “Juntos na Gestão da Água”, que é o pioneirismo das Bacias PCJ terem conseguido o primeiro reenquadramento de um rio no Brasil, passando o Rio Jundiaí de Classe 4 para classe 3. “Essa iniciativa, com total apoio do Consórcio PCJ, permitiu a Indaiatuba e à Itupeva captarem água nesse manancial, o que representou um significativo aporte hídrico bem no meio da crise hídrica”, comentou Vanessa.

A publicação mostra também o crescimento da cobertura da mídia frente às ações do Consórcio PCJ durante a crise hídrica, o que transformou a entidade em uma das fontes mais respeitadas e com credibilidade na área ambiental.

No material, também, são apresentadas as parcerias e projetos contemplados, destacando as ações e inciativas de contingenciamento que o Consórcio PCJ propôs a municípios, empresas, setor rural e comunidade como um todo em meio à escassez severa de água.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, destacou em seu discurso de apresentação da publicação, que todas as boas práticas da entidade foram executadas durante a crise hídrica. “As mais de duas décadas de experiências do Consórcio PCJ foram resumidas em dois anos de ocorrência da severa crise hídrica que passamos, além de contarmos com o apoio de nossos parceiros nacionais e internacionais para auxiliar municípios, empresas e comunidade na gestão da crise”, disse.

A publicação “Juntos na Gestão da Água” está sendo distribuída em eventos do Consórcio PCJ e está disponível no site da entidade (www.agua.org.br), dentro do canal “Biblioteca Multimídia” na seção “Publicações”. Ou pelo link: http://agua.org.br/juntos-na- gestao-dagua/

Fonte: Consórcio PCJ (e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário