terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Consórcio PCJ lança Declaração de Capivari para fomentar Planos de Gerenciamento de Recursos Hídricos em toda América Latina



O Consórcio PCJ apresentou hoje, dia cinco de dezembro, no Instituto Federal de São Paulo, Campus Capivari, no 5º e último encontro com a Sociedade Civil, documento intitulado “Declaração de Capivari” com o objetivo de fomentar a elaboração e atualização de Planos Nacionais de Gerenciamento de Recursos Hídricos em toda a América Latina.

O documento também poderá ser utilizado por municípios para a elaboração de seus Planos Municipais de Recursos Hídricos e na promoção de políticas voltadas a gestão da água.

A Declaração de Capivari destaca a necessidade de os poderes públicos nacionais e de toda a região da América Latina de elaborarem Planos de Gerenciamento que contenham ações de contingenciamento frente às mudanças climáticas e a ocorrência de eventos hidrológicos extremos.

Durante o encontro, que contou com a participação de vereadores e membros do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, houveram algumas sugestões de inclusão de itens no documento. O vereador do município de Amparo, José Donizete Urbano, indicou a necessidade de se incluir o compromisso dos novos gestores eleitos em dar continuidade e manter os projetos de administrações anteriores. “É preciso mudar a cultura de que quando uma administração nova se inicia deve mudar tudo que a anterior fez. Os bons projetos devem continuar”, disse Urbano.

Mesma manifestação sobre a necessidade de continuidade de projetos de gestões anteriores foi enaltecido pelo vereador de Louveira, Estanislau Steck, que disse ser fundamental manter ações que estejam dando resultado.

Donizete também sugeriu a inclusão nos Planos de Gerenciamento de Recursos Hídricos de ações de apoio aos proprietários rurais com a implantação de Programas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

As sugestões serão inseridas no documento final que será traduzido para o espanhol e inglês e distribuído com as redes parceiras do Consórcio PCJ, a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOB), a Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) e a Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB).

O Consórcio PCJ ainda aguarda sugestões para a finalização do documento até a próxima sexta-feira, dia nove. O secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, destacou a importância da “Declaração de Capivari”, como sendo fundamental para troca de experiências internacionais e no aprimoramento de Planos Nacionais de Gerenciamento de Recursos Hídricos. “O documento é o ponto inicial para uma grande mobilização latino-americana para aperfeiçoarmos a gestão da água em toda a região, garantindo a sustentabilidade hídrica futura que está ameaçada pelas mudanças climáticas”, comentou.

A Declaração de Capivari está disponível no link: http://agua.org.br/wp-content/uploads/2016/10/declaraunulo-de-capivari.pdf

Fonte: Consórcio PCJ (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário