sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Pelotão Ambiental flagra crime ambiental na Região do Pinhal.



Limeira conta com um importante apoio na preservação ambiental no município que é o Pelotão Ambiental, grupo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira.

Quando este governo foi iniciado em 2013, o Pelotão Ambiental encontrava-se desaparelhado sendo que todas as viaturas estavam deterioradas e inaptas para ações de patrulhamento. Hoje, o Pelotão Ambiental conta com viaturas novas (ano 2016) e o Pelotão Ambiental conta com contínuos aperfeiçoamentos e motivados.

Até 2014, a GCM não aplicava multas ambientais pois não havia sido implantado a estrutura de fiscalização e destino do recurso. Isso foi sanado após regulamentação da lei, do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fundema), treinamento e credenciamento dos guardas e criação do sistema de recurso de multas aplicadas.

Todas as multas aplicadas vão para o Fundema que utiliza 100% dos recursos para a área ambiental. O fundo é administrado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), garantindo transparência e controle social na aplicação dos recursos.

O Pelotão Ambiental tem importante papel na fiscalização e combate de crimes ambientais e um de seus principais focos é a proteção da área de preservação do manancial que abastece o município de Limeira, que fica no território da bacia hidrográfica do Ribeirão do Pinhal.

Essa área deve ser preservada por todo limeirense, já que se o nosso município não sofreu nem um dia com restrição de água na seca histórica dos anos de 2014/2015, muito devemos a essa região.

Mas infelizmente, nem todos assim pensam e muitos ainda realizam intervenções sem o menor cuidado que pode colocar em risco nossa fonte de água. Na manhã do último dia 05 de agosto, sexta-feira, os GCMs Correa, De Paula e o Gerente Ambiental Ângelo ,com apoio do fiscal Fabio do Meio Ambiente flagraram no bairro do Pinhal, próximo ao Recanto dos Laranjais depararam com um indivíduo construindo em uma área de Área de Preservação Permanente (APP). No local, foi constatado que o morador desviou parte do Ribeirão do Pinhal, desmatou e assoreou boa parte do leito do córrego. Por esta ação, o proprietário vai responder por crime ambiental e deverá recompor a área desmatada, além das multas que foram aplicadas. 

Quaisquer denúncias podem ser feitas pelo telefones 153 (24 horas), 3441-0103 ou 3453 1005.

Fonte das Informações e imagens: Facebook do coordenador do Pelotão Ambiental (aqui)

Mais imagens:







Nenhum comentário:

Postar um comentário