terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Parque Cidade ganha mural surrealista de ex-aluno da Emcea


Valorizar o espaço público. Esse é o objetivo do artista Danilo Omwisye, que iniciou nesta segunda, 8 de dezembro, a pintura de um imenso mural no Parque Cidade de Limeira. O trabalho recebe influências do surrealismo e terá imagens de cisnes, onças, tubarões e flores que se sobrepõem a uma figura humana. O trabalho deve ser concluído ainda nesta semana. A iniciativa recebe o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Intitulada "O Impossível é Possível", a obra foi especialmente concebida para o Parque Cidade, um espaço que oferece contato direto com a natureza. “Nada mais sensato que realizar uma pintura com alguma ligação com os animais e a natureza”, disse o artista. O centro da composição é ocupado pela parte inferior de um rosto, em que os olhos são representados por um espelho que reflete a infinitude do céu.

Omwisye utiliza a “Street Art” (arte de rua) para restaurar espaços deteriorados pela ação do tempo, com o propósito de levar vida e cor a lugares que passam despercebidos pelo olhar das pessoas. Segundo ele, essa é uma forma de transformar a rua em uma galeria, e assim, democratizar a arte. “Minha intenção é comunicar-me com as pessoas, levar arte a lugares inesperados, fazendo com que paredes se transformem em grandes obras de arte”, afirmou.

Ex-aluno do curso de Artes Plásticas da Emcea (Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori), Omwisye é graduado em Design Gráfico pela FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira) e possui certificado em Desenvolvimento Social (Humana People to People - Estados Unidos e Zâmbia). Com 27 anos de idade, já expôs seu trabalho em diferentes pontos do mundo, como Alemanha, Argentina, Bélgica, Coreia do Sul, Chile, Espanha, Estados Unidos, Egito, França, Polônia, Malásia, Tailândia, Vietnam, Zâmbia entre outros.

Para a secretária de Cultura, Gláucia Bilatto, a adesão da Prefeitura de Limeira a essa iniciativa reflete o reconhecimento do artista. “Danilo é consagrado como um dos melhores do mundo em Street Art. “Essa atual gestão municipal apoia e valoriza esse trabalho”, frisou. A secretária ainda destacou a importância das atividades desenvolvidas pela Emcea. “Não formamos apenas desenhistas ou artistas, procuramos despertar e formar pessoas de sensibilidade apurada, capazes de perceber a beleza da forma, da cor, a proporção e equilíbrio da composição, estimulando a criatividade”, frisou.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário