terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Limeira é destaque entre as melhores e maiores cidades do Brasil


Limeira conquistou a 29ª posição no índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras, o BCI100, que avaliou 77 atributos das 100 grandes cidades, entre os 5.564 municípios do Brasil. O estudo levou em consideração os dados coletados entre agosto e setembro de 2014 e foi produzido pelo escritório corporativo britânico Delta Economics & Finance, sendo publicado neste fim de semana pela Revista Exame.

Além de Educação, Saúde, Economia, Governança, Finanças e Segurança, a pesquisa avaliou a qualidade de Domicílios e Bem-estar. Em Segurança, por exemplo, Limeira atingiu um índice superior à média das cinco primeiras cidades do ranking. A pontuação limeirense foi de 1,91 e a média dos cinco primeiros municípios foi de 1,78. Neste quesito, a pontuação máxima era 2.

Outro destaque foi entre os domicílios com acesso à água encanada, banheiro, coleta de lixo, energia elétrica e esgotamento sanitário. O município obteve 4,86 pontos, de 5 possíveis.

O objetivo do BCI100 é consolidar vários atributos da cidade em um ranking que possibilite mensurar as variadas extensões do processo de desenvolvimento socioeconômico do município e de seus habitantes. O prefeito Paulo Hadich destacou que a pesquisa vem ao encontro do trabalho que está sendo realizado em todos os setores da Administração Pública. “Na segurança pública, por exemplo, valorizamos os agentes e resgatamos o prestígio da corporação, que estava sem estrutura de trabalho. Agora temos viaturas, fardamento e coletes balísticos novos. Os agentes passaram por treinamento e estão com toda a documentação em ordem. Limeira é referência para outras cidades”, afirmou.

O prefeito também destacou que o índice levou em consideração as melhorias implantadas na educação, saúde, meio ambiente e na área social. Entre as variáveis, o estudo enfocou a implantação dos conselhos municipais, de planos de prevenção de enchentes, plano integrado de resíduos sólidos e número de médicos. “É um ranking que mostra que estamos no caminho certo e vamos ainda melhorar muito mais”, declarou.

As informações usadas pela Delta foram coletadas no Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Fundação João Pinheiro (FJP); Ministério das Comunicações; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Secretaria do Tesouro Nacional (STN); Ministério da Fazenda; Secretaria Nacional da Juventude (SNJ); Secretaria-Geral da Presidência da República; Conselho Federal de Medicina e Conselho Federal de Odontologia.

Fonte: site da Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário