terça-feira, 22 de abril de 2014

Viveiro municipal oferece mudas à população o ano todo




A Prefeitura de Limeira fornece, anualmente, cerca 100 mil mudas de 70 espécies de árvores. Produtores rurais, munícipes, escolas e empresas, podem retirar as mudas no Viveiro Municipal em qualquer período do ano, de forma gratuita. No momento, 46 mil plantas já estão em estágio para plantio. O viveiro tem como objetivo promover a arborização urbana, o reflorestamento em Áreas de Preservação Permanente (APP) e a educação ambiental. Também são realizadas ações voltadas à preservação e conservação dos recursos naturais.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente produz mudas de calçamento, como oiti, quaresmeira e ipê, e mudas de recomposição de mata, como cedro, guapuruvu e jacarandá. De acordo com a diretora de áreas vivas, Giuliana Quitério, as árvores frutíferas são as que mais despertam o interesse da população. “Logo que estes tipos de árvores estão em estágio para plantio, elas são levadas para serem plantadas em chácaras e condomínios”, diz. No viveiro é possível encontrar pés de amora, pitanga, acerola e romã.

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) recebe do município mudas para serem plantadas em locais próximos às bacias e, em contrapartida, oferece ações como tratamento contra formigas e materiais como sacos para plantio e tesouras de poda, além de sementes.
Cada munícipe pode retirar até cinco mudas no viveiro. É feito um cadastro com nome, endereço, e local que será realizado o plantio, para fiscalização posterior. Giuliana incentiva o plantio: “Todos queremos uma boa sombra para fugir do sol, por isso é interessante o munícipe plantar uma árvore em sua casa”, afirma.

O Viveiro Municipal fica situado à via Jurandir Paixão de Campos Freire, km 3,5, em frente ao Horto Florestal.

Fonte: Site da Prefeitura (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário