terça-feira, 22 de abril de 2014

Recintos do novo Zoo de Limeira ganham plantas e galhos de árvores



A Prefeitura de Limeira vem realizando a ambientação dos recintos do novo Zoológico Municipal. O trabalho consiste no plantio de arbustos, bem como na transferência de troncos e galhos de árvores que servirão de poleiros aos animais. Em alguns recintos, como o do babuíno, foram instaladas mangueiras de incêndio adaptadas para servir de balanço ao primata.

A bióloga do Zoológico, Ana Cláudia de Abreu Sorg, salienta que a ambientação tem o objetivo de proporcionar atividades lúdicas aos animais. “Eles precisam brincar, se distrair, enfim, estar sempre em movimento para manter uma boa qualidade de vida”, afirma. Por esse motivo, ela avalia que esse processo deverá ser revisto com certa frequência. “Nosso objetivo é mudar constantemente a configuração dos espaços. Iremos oferecer atividades novas aos animais, conforme a necessidade de cada um”, diz.

Os bugios, por exemplo, gostam de lugares altos. Os galhos instalados no futuro viveiro permitirão que eles se movimentem bem, explorando todos os espaços. “Outra vantagem da ambientação é que ela permite o aproveitamento vertical dos recintos”, ressalta.

Ana Cláudia explica que troncos mais finos foram colocados nos viveiros das aves. “Os psitacídeos, como papagaios, araras e maritacas, gostam de bicar a madeira porque precisam desgastar o bico”, esclarece. Esses locais requerem uma ambientação dinâmica, em que os galhos deverão ser substituídos para estimular essa atividade.

Os grandes felinos contarão com imensas toras de madeira, que foram instaladas no local antes mesmo da construção dos recintos. Segundo a Diretora de Conservação Urbana e Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Giuliana Clarice Mercuri Quitério, são troncos que já existiam no local e foram reaproveitados. “Agora, esses espaços receberão vegetação adicional, para oferecer sombra e abrigo aos animais”, observa.

A vegetação também proporciona o chamado “ponto de fuga”. Conforme Ana Cláudia, trata-se de uma espécie de “esconderijo” quando o animal quer se isolar de qualquer contato externo. Escondidos na vegetação, alguns se tornam até mesmo difíceis de serem vistos, o que aumenta a sensação de segurança dos animais.

Outras ações que vêm sendo realizadas pela administração do Zoo são a abertura de um mais um acesso ao local e a criação de uma nova área de estacionamento. Giuliana afirma que são requisitos necessários antes da abertura do Zoo ao público, que está prevista para ocorrer em setembro.

Fonte: Site da Prefeitura (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário