terça-feira, 22 de abril de 2014

Jiboia é devolvida à natureza pela Prefeitura de Limeira



A Prefeitura de Limeira realizou a soltura, nesta quarta-feira, 9 de abril, de uma jiboia capturada pelo Corpo de Bombeiros no Bairro Geada, na segunda-feira. O animal tinha 1,5 metro de extensão e pesava 25 quilos.

Segundo a diretora de Conservação Urbana e Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Giuliana Clarice Mercuri Quitério, o animal estava em bom estado físico, não precisou passar por nenhum tratamento e pôde ser reintroduzido à natureza. Ela explica, ainda, que essa espécie não é venenosa.

A jiboia, conforme salienta Giuliana, desempenha um importante papel no equilíbrio ambiental, inclusive dentro de centros urbanos. “Sua preservação é importante porque ela é predadora de aves, lagartos, cobras de pequeno porte e, principalmente, de pequenos roedores. 

A soltura do animal ocorreu próximo ao bairro Jaguari, um local adequado para o seu desenvolvimento, segundo o coordenador de segurança rural e meio ambiente da Guarda Civil Municipal (GCM), Ângelo Antônio Gomes de Oliveira. “A região possui pedras e apresenta uma mata densa onde há vários outros animais”, explica.

Participaram da soltura da jiboia, além de Giuliana e de Oliveira, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário