terça-feira, 22 de abril de 2014

Comemoração do Dia Mundial da Água termina com balanço positivo




As atividades do final de semana, promovidas pela Prefeitura de Limeira em comemoração ao Dia Mundial da Água, atraíram centenas de pessoas à Praça Toledo Barros e ao Parque Cidade.

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades distribuíram cerca de 600 cartilhas sobre a necessidade de preservação dos mananciais e sobre o uso e conservação do solo. Ao todo, mais de 1.500 pessoas visitaram o estande e participaram das atividades de educação ambiental.

Já o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu uma concorrida oficina de adequação de vasos com garrafas PET, decorados com TNT, que evitam a retenção de água, e consequentemente, o surgimento de criadouros do mosquito. A coordenadora do CCZ, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, afirma que passaram pelo estande cerca de 800 pessoas, nos dois dias do evento. Foram entregues 80 vasos de lírios aos participantes, que ainda receberam panfletos com orientações sobre o combate à dengue.

Segundo Milton Galdino, de 68 anos, foi uma boa oportunidade para rever os conceitos de prevenção à dengue. “Tenho conhecimento sobre o assunto, mas é sempre bom aprender um pouco mais”, diz. No sítio onde mora, ele afirma que é preciso tomar cuidado com objetos que podem armazenar água. “É importante ter atenção com os pneus, que precisam estar cobertos, e com as vasilhas, que devem estar fechadas”, afirma.

A Odebrecht Ambiental, concessionária do serviço de água e esgoto de Limeira, apresentou o Laboratório Móvel que orientou a população sobre a qualidade da água, os métodos para a limpeza da caixa d’água e o serviço de Laboratório Móvel, que pode ser solicitado gratuitamente pela população.

No domingo, a caminhada no Parque Cidade culminou com o plantio de 80 mudas nativas, na Barroca Funda, em frente ao Novo Fórum. Dentre as espécies plantadas, estavam o resedá branco, resedá rosa, quaresmeira, ipê-branco, ipê-amarelo, oiti, canafístula e paineira.

Para o coordenador do Departamento de Áreas Verdes da prefeitura, Rogério Mesquita, o balanço da iniciativa foi positivo, principalmente, em relação à educação ambiental realizada com as crianças. “Foi possível transmitir informação sobre o uso racional da água e a importância do manancial do Pinhal, que é uma fonte alternativa de captação de água de boa qualidade” afirma. Segundo ele, a população precisa ter consciência do valor desse bem natural e adotar medidas para evitar o desperdício nas ações cotidianas.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 e tem como o objetivo discutir e repensar a importância deste bem natural.
 
Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário